domingo, março 19, 2006

Município exige conclusão da Via Tâmega

«É fundamental e prioritária, para o concelho, a continuação da construção da Via Tâmega» - este é o desejo manifestado pelo Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Pinto de Moura. Esta via de comunicação começou a ser construída em Amarante e ficou-se por Celorico de Basto, tendo sido inaugurada, em 28 de Maio de 2000, pelo então Ministro, Jorge Coelho. Agora, falta a segunda fase da obra, com ligação a Arco de Baúlhe, estando prevista a construção de uma ponte, sobre o Rio Tâmega, em Mondim de Basto.
"Por mais voltas que se queira dar, esta acessibilidade é a nossa prioridade, possibilitando-nos múltiplas ligações? - sublinhou Pinto de Moura que adiantou a vantagem: "ficaremos, apenas, a sete ou oito quilómetros e a cinco minutos do nó da A 7. Isto, em termos de acessibilidades e desenvolvimento, teria reflexos positivos no concelho".
Segundo Pinto de Moura, "o projecto está feito e, de acordo com a indicação que temos do Ministério das Obras Públicas, este ano será posto a concurso. Concelhos como o nosso, sem vias de comunicação, não serão capazes de se desenvolver, como gostaríamos".
O concelho de Mondim de Basto tem duas frentes de afinidade: é a zona mais montanhosa de Vila Real e é a mais populosa, representando mais de 2/3 da população. De facto, a "tendência" de mobilidade é feita mais com Guimarães, Porto, Braga e Amarante.
jmcardoso

in A Voz de Trás-os-Montes

Será este um "Novo Presidente"?

7 comentários:

AtoMo disse...

Peca por tardio, aparece num jornal regional, mas é a primeira vez que assisto a este tipo de intervenção do executivo autárquico.

Esperemos que estas duas interveções no "A Voz de Trás-os-Montes" não sejam fruto de uma nova estratégia junto dos média, ou de um novo contacto priveligiado com este meio de comunicação. Espero antes, que seja um acordar tardio para uma forma de estar. Mondim bem precisa.

Força!

Anónimo disse...

FAZENDO UM POUCO DE FUTEROLOGIA PENSO QUE ESTA VAI SER NOVA FACE DA CASA DO EIRO.
O SR. PRESIDENTE A FAZER PRESSÃO PARA QUE SE FAÇAM DETERMINADAS OBRAS NO CONCELHO.
COMO DIZ O SENHORIU, PECA POR TARDIA.
É DE REFERIR QUE ESTE É O ULTIMO MANDATO DO SR. PRESIDENTE E ELE QUERERÁ SAIR EM GRANDE, DAÍ AS MUDANÇAS QUE ELE ESTÁ A INTRUDIR NO FUNCIONAMENTO DA CAMARA.

AtoMo disse...

A confirmar-se a sua previsão, pessoalmente acho que devemos ignorar a motivação (pessoal)!
Há que apoiar esta atitude... bem precisamos!

Anónimo disse...

É sempre bom ler uma coisa destas. Penso que vai dar um jeitaço a uma data de mondinenses, inclusiva a mim.

Anónimo disse...

Todos! Nâo!.. Claro que não foram todos os Mondinenses a ouvir o programa da campanha vitoriosa.
Contudo e por ordem de imprtância, estava lá tudo.
-Acessibilidades ( Ligação a A7 por Atei/Barca - Ligação à A4 pelo Alto de Lordelo - era o chamado 2 em 1 )e ligação, Mondim a Vila Real.
- Construção de nova área habitacional/social ( moderna, funcional e humanizada,c/ novo equipamento lúdico/ desportivo - Sra. da Piedade, adjacente a Recta de Pena.
- Concentrar e desenvolver no sopé da Sra. da Graça, toda a área desportiva do concelho ( Centro de estágios), Fazendo crescer as freguesias, contíguas nesse sentido.
A caminho do ex-libris do turismo (Monte Farinha- Sra. da Graça).
Estas e outras estão lá todas. Maas, para vários mandatos.

Anónimo disse...

É com muito agrado que recebo estas noticias. Após muitos anos com os olhos fechados, la resolveu o novo presidente fazer alguma coisa. É preciso lembrar também que os acessos para Vila real são do pior. Não se justifica nos tempos de hoje as pessoas demorarem tanto tempo na deslocação Mondim-Vila Real, afinal de contas o hospital situa-se la e em situações de emergência esse tempo pode ser projudicial...E esta em?

Anónimo disse...

faz muito bem a camara não arranjar a estrada de ligação Atei-Arco, sem buracos ficava muito perigosa veja-se o que aconteceu em Agunchos a camara de Ribeira de exigiu da auto estrada umpiso novovai dai altas velocidades.Acidentes todos os dias