segunda-feira, março 06, 2006

Questões de um leitor.

Muitas vezes no blog leio sobre tópicos um pouco estranhos e sem fontes que
possam comprovar a sua autenticidade, eu sei como é e nestas situações cada
um puxa para o seu lado.

Porém, existem situações em Mondim à vista de todos.

1 - Um dos sitios mais concorridos que reunia a malta jovem fechou por
problemas com os computadores. Porem quando ia reabrir foi proibido tal,
para que? para levar os jovens para o espaço net?

2 - O espaço net nao tem comparacao ao local agora fechado, aos sabados de
manha esta quase sempre fechado (apesar de no horario dizer que esta
aberto), fecha aos domingos, ao final da tarde é so para formacao e nao há à
noite. Ou seja ou os alunos da minha querida escola faltam, ou nao almocam
ou simplesmente nao podem usufruir do serviço.
Além de tudo existem sites restringidos o que se em algum casos é
compreensivel, existem outros que dá para pensar se ja estamos no seculo21.
Sites em mal nenhum, que nao dao para ver.
A culpa nao e dos funcionarios mas sim de quem restringe os sites, o
sr.tecnico.

3 - A atitude de tirar balizas da zona verde foi lastimavel. No ultimo verao
nao se via ninguem na zona verde. Mondim está a andar para trás. Ainda por
cima o unico sitio para jogar agora tem que ser pago, quando existem campos
por exemplo em paradança que sao melhores e nao precisam de ser pagos.

4 - Será que este verao a camera vai tomar atitudes para recuperar o que ja
foi a vila? Agora so mesmo a piscina é que safa Mondim, sem a piscina isto
seria apenas um deserto. E que tal arranjarem jovens para contratarem bandas
das quais os jovens gostem, tal como faz celorico? As festas teriam uma
qualidade maior.

Existem muitas mais coisas para pensar por agora estas ja dao que pensar
______________________________________

O texto foi enviado para o nosso mail por José Ferreira.

21 comentários:

Anónimo disse...

caro josé as tuas preocupações são as minhas...mas inflismente a realidade é dura... ainda bem que existe uma ala a resistir ( a ala dura ). um grande abraço e parabéns

Anónimo disse...

Recordo-me alegremente do passado de Mondim. A alegria que havia no recinto da Zona verde, em que as pessoas ali se concentravam a ver os jovens a jogar futebol. As festas de Mondim! Quem as viu e quem as vê! Será que o objectivo é avançar com Mondim ou acabar com o que de bom foi feito? Mondim era a vila de Basto que mais se estava a desenvolver, mas agora parou no Tempo. José tiveste muito bem, faz relembrar os mondinenses aquilo que muitos querem apagar.

Anónimo disse...

Todos os utilizadores do Espaço Internet de Mondim de Basto têm o direito de críticar, de sugerir, de propor e de reclamar.

Essas críticas/sugestões/propostas/reclamações devem ser feitas no Espaço Internet.

O sr.tecnico Sampaio

Anónimo disse...

Sr. Técnico Sampaio, aquele espaço é Espaço Internet, ou Sala de Formação? E já agora, quem é o Sr.?

Anónimo disse...

Carago pá quando vi o nome Sampaio pensei que era o nosso presidente com uma mensagem de despedida mas afinal era o Senhor atenção o SENHOR Técnico Sampaio.

AtoMo disse...

"Sr. Técnico Sampaio, aquele espaço é Espaço Internet, ou Sala de Formação? E já agora, quem é o Sr.?"

Que pergunta é esta no final? Alguém participa e assina, ao que tudo indica é o responsável técnico pelos espaço internet, responde ... e bem: "reclamações e sugestões devem "também" ser feitas no próprio espaço", e um anónimo (sim... anónimo), vem perguntar quem é???? Que diferença faz? Não será mais importante debruçar-se sobre o conteúdo do comentário? Insinuações e trocadilhos "despropositados" com o nome. Mantenham a racionalidade por favor.

Bem vindo Sr. (ao que tudo indica Eng.) Sampaio.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário do senhoriu, as criticas são válidas enquanto criticas, deixam de o ser quando o intuito é criticar tudo e todos, fazem falta comentários criticos e que tragam novas ideias, aliás essa é no meu ponto de vista o melhor deste blog, o pior é quererem entrar em "guerrinhas" só por serem do contra.

Anónimo disse...

ha alguma coisa contra os anonimos? se ha, bloqueiam os anonimos sff.

AtoMo disse...

Há contra anónimos (ou outros intervenientes) que pedem a alguém para se (re)identificar, como se isso fosse necessário para podermos discutir.

AtoMo disse...

A comparação, no que respeita a animação cultural para jovens, com Celorico surge no artigo inicial e posteriormente reforçado em alguns comentários.
Será que queremos mesmo este tipo de investiento em Mondim de Basto?
Falamos numas boas dezenas de milhares de contos para poder levar Dzrt, Blasted, EzSpecial, Da Weasel, Gruas para desportos radicais, animação de rua, e se a isto somarmos os grupos de nome não tão dedicados aos jovens falamos em bastante dinheiro. Qual o retorno para além de um dia de animação? O que fica?

Estamos muito mal a nesse aspecto em Mondim, pura e implesmente não há, mas será este o caminho? Muito sinseramente não me parece.

Tentemos reportar a comparação entre Festas do Concelho e Feira da Terra para algo jovem. O que marca mais? A vinda do Tony Carreira ou a Feira da Terra?

Não seria melhor tentar encontrar um evento, ou vários eventos, dedicados aos jovens, que marcassem pela diferença? E não pelo nome da banda?

Anónimo disse...

A questão é k se indentificou, e eu nao sabia kem era, mas soube agora k era o eng. informático da câmara...afinal somos lidos dentro da propria casa do eiró...e às 15.31...em horário de serviço...

Anónimo disse...

Á comentários que são lidos e deles feita a impressão e levada aos chefes para conhecimento, principalmente os do Senhoriu.

AtoMo disse...

Espero que sejam com bons propósitos!!! :D!!!

Não se esqueçam do que estamos a discutir... isso é importante.
Deve Mondim apostar da mesma forma que Celorico?

Ao Eat Coyote:
A uma questão sobre qual a orientação para apostar na animação cultural, se a estratégia de Celorico é o caminho, respondes "contra factos não há argumentos"!!!! Que factos?

AtoMo disse...

Quando é feito um investimento, espera-se um retorno proporcional. Não acredito que isso tenha sido conseguido. Por outro lado, quando aposto numa banda, ou num festival "internacional", tenho obrigatóriamente que "vender" algo mais que o próprio festival, a não ser que o evento seja auto-sustentável.
Aqui poderíamos discutir os objectivos, pessoalmente não traçaria esses objectivos. Promover o nome é bom, mas não é suficiente. Qualquer iniciativa voltada para o exterior tem que promover algo mais que o nome da Vila. Tem que promover algo que faça as pessoas voltar, algo que potencie o Turismo enquanto fonte de receita.
A quase totalidade do investimento é feito em actividades que decorrem durante a noite. É a noite que os vai fazer voltar? Que ficam essas pessoas a conhecer realmente do espaço que visitaram atraídos por um concerto?
Em Mondim, as iniciativas teriam de promover as condições para o Turismo de Natureza ou Turismo Desportivo. Esse argumento faria os jovens voltar. É de jovens que falamos. Como diz o autor do texto, e não sei se o sr Coyote se lembra, há uns anos atraz era, um/dois meses com a Zona Verde ocupada por jovens Mondinenses e dezenas de jovens turistas a disputar jogos de Voleibol. Isso, entre outras coisas como a água do cabril, faziam aquelas pessoas passar um mês em Mondim. Deixavam cá, o mesmo que centenas em dois dias num festival, e com muito menos investimento.
São estratégias!!!

AtoMo disse...

Em breve abrirei um artigo sobre as Festas do Concelho, está na altura. Por isso é favor não insistir nesse tema para já.

Anónimo disse...

Se a noite de Celorico é assim tão agradavél, animada e não sei quê mais, porque é que será que nos dias de Verão eles vêm para Mondim? Caso não saibam, há um fluxo maior de gente de Celorico para Mondim doque de Mondim para Celorico. Porque será?
Tirem as vendas dos olhos e vão aperceber-se do porquê.

Anónimo disse...

Ao Senhoriu!
Quando pensar em falar das festas do concelho, procure ver os custos das mesmas.
As de Mondim é fácil porque as contas são aprovadas em reunião de Câmara Municipal.
Em relação a Celorico só lhe posso dizer que há uma empresa municipal, que não presta contas a ninguém, tipo Conselhos Directivos de Baldios, o que lhe vai dificultar em muito esse estudo, pelo menos um estudo credivél.
Mas se alguma vez souber qual o real valor investido em Celorico vai poder ver que custam no minimo três vezes mais que as de Mondim. E uma coisa lhe garanto! Não têm três vezes mais gente que as de Mondim.

AtoMo disse...

Caro anonimo das 16.18, quer-me parecer que se está a dirigir a mim por algum motivo que não percebi.
Se é em jeito de concelho para um futuro artigo, escrito por mim ou por outro participante que tome a iniciativa, agradeço desde já a chamada de atenção.

Caro Eat Coyote, a falta de condições para receber foi por mim também apontada. Mas não é disso que se trata, critico a comparação feito por si, e por outros, com o concelho vizinho. Parece que querem ver Mondim no mesmo rumo, o qual critico! Só isso.

Anónimo disse...

mas quem será este Senhoriu, que condena a comparação com o nossos visinhos, mormente c o visinho Celorico?!... Então a competição, se quiser, a concorrência não interessa somente com os visinhos?, Com quem quereria qoe competíssemos, com um qualquer comcelho de nós distante 100 km?!Tenha juizo Amigo e seja ambicioso noi que respeita a Mondim.

Anónimo disse...

fechou porque nao tinha condiçoes, ou melhor, o barulho, e problema de nao estar devidamente legalizado deve chegar para fechar uma casa... quem nao gostar do espaço net tem bom remedio, nao frequente o local... mais computadores ficam livres...

Anónimo disse...

se nao houvesse espaço net berravam porque nao havia, assim como ha andam sempre a prcura de alguma coisa pa implicar. ao menos eu quando la vou esta sempre aberto e da pra ver o que quero, portanto nao tenho queixas pa fazer...