quinta-feira, março 30, 2006

Jovens Mondinenses preocupados fundam associação de defesa do património.

______________________________________

Os nossos jovens afinal não andam por aí perdidos e ainda são capazes de encontrar causas pelas quais vale a pena lutar.
Com aquela salutar dose de Utopia um importante grupo de jovens Mondinenses acaba de dar esse exemplo e fundar a THAMUSE, o nome do deus semita que deu origem ao nome do rio Tâmega, uma associação para a defesa do património ecológico, arquitectónico e cultural.
Para os auxiliar nesta difícil tarefa, estes jovens, procuram o auxílio dos mais velhos e com mais experiência nestas matérias constituindo um Conselho Consultivo que reúne um notável conjunto de personalidades regionais.
Ainda sem espaço onde possam trabalhar, haja uma alma que os ajude, a direcção, presidida por Luís Romano, e o presidente da Assembleia Geral, Rafael Leite, procuram agora elaborar um programa, em colaboração com o Conselho Consultivo, que seja capaz de mobilizar todos os jovens no sentido da defesa da nossa memória.
Quando os nossos jovens ousam acreditar que o sonho é que comanda a vida, o milagre surge.
E faz-se luz.

António Martins, em O Povo de Basto de 16/03/2006
______________________________________

Em primeiro lugar, gostaria de dar as boas-vindas a esta nova associação. Considero que o associativismo é benéfico e necessário numa sociedade, e em Mondim as associações estão longe de ser suficientes.

Penso que o objectivo a que se propõe esta nova associação é, de certa forma, agradavelmente pouco usual em associações juvenis. Este facto, desperta-me a curiosidade em relação ao seu programa. Força!!!

Dadas as boas vindas, não posso deixar de apontar um pequeno senão. A forma como se apresentam. É com muita consternação que vejo esta associação ser apresentada por um texto assinado pelo Sr. António Martins. Este facto por si só era merecedor de reparo, mas o conteudo do texto só prejudica o cenário:
- A Associação é prova de que nem todos os jovens estão perdidos.
- "importante grupo de jovens" para quem tanto criticou distinções!!!
- "O milagre surge" e "faz-se luz". Que dizer destes exageros!

Porque "raio" não se apresentaram com um texto vosso? Pena!!!!

13 comentários:

Anónimo disse...

Quanto à associação, acho que sim, força, embora não conheça muito bem quais são as ideias que têm e o que é que querem fazer exactamente pelo património, pela ecologia e pela cultura, penso que todas a iniciativas são boas, mesmo que por muito pequena que seja.
Já existiram e existem e vão continuar a existir em Mondim associações e grupos com grande participação de jovens, jovens com boas ideias, vontade e resultados muito bons no seu tarbalho, só não ve o senhor António Martins.
Fora de associações também há jovens com grande sucesso na sua carreira académica e profissional.
"Os nossos jovens afinal não andam por aí perdidos.."
Este senhor pensa que é quem para fazer tal insinuação?
O senhor ofende a juventude Mondinense, sabe lá o que está a dizer.
Estes jovens que se juntam nesta associação são os que não andam perdidos? São os bons? São os importantes como o senhor diz?
Então eu e mais umas largas centenas de jovens Mondinenses que não fazemos parte dessa associação somos os perdidos? Que tragédia e que drama...
É ridículo...

Anónimo disse...

Boas!!! Caro bloguista e bloguistas, penso que nos estamos a desviar do que é mais importante que é o "nascimento" de uma nova e inovadora associaçao! Que ideias teraõ para o nosso concelho e que projectos para defenderem o patrimionio têm em mente?! Espero saber em breve... Isso sim é o importante.
Agora por quem é assinado ou nao, na minha opiniao nao devemos dar a minima importancia, porque penso eu trata-se de uma noticia em que anuncia o surgir de uma nova associaçao, e por isso vem assinado por este senhor que por aquilo que sei colaborador do jornal e por isso o assinou, e nao um comunicado desta associaçao. Já em relaçao ao comentario que este faz relativo á juventude, que esta afinal nao tá perdida, sinceramente acho melhor nem se comentar para nao nos perdermos, em coisas menos importantes. Há outra coisa que já me estava a esquecer, espero bem que levem a serio esta associaçao enquanto tal, e nao como uma segunda JSD, por aquilo que me apercebi pelos nomes que surgiram na noticia.
Resta-me desejar-lhes um bom trabalho e que todos nós benefeciemos com esta associaçao.l

Anónimo disse...

ENTÃO OS RESTANTES JOVENS OU SEJA AQUELES QUE NÃO PERTENCEM A ESTA ASSOCIAÇÃO E A JSD ANDAM PERDIDOS!!!É RIDICULO TUDO O QUE ESTE SENHOR ESCREVE!!!!!!
PORQUE NÃO FAZ NOTICIAS COM AS RESTANTES ACTIVIDADES QUE SÃO DESENVOLVIDAS PELAS RESTANTES ASSOCIAÇOES E GRUPOS DO NOSSO CONCELHO.SERÁ QUE É POR NÃO FAZEREM PARTE DA JSD???????

Anónimo disse...

Um texto tão pomposo e depois nem um projecto, uma ideia, um plano? Apresentar a associação ou os meninos que encontraram o caminho para a salvação? Anuncio aqui a criação de uma associação de apoio à juventude perdida. Agradeço desde já todos aqueles que se oferecerem para me ceder um espaço.

Anónimo disse...

Agora com esta associação ja se vai poder fazer concertos na casa da cultura?

AtoMo disse...

Não estará o Sr Pedra Alta a pedir demais para uma associação?

Anónimo disse...

Leva-me a acreditar que as mesmas pessoas que antes tão bem falavam de outras associações e dos seus projectos( ala dura ), estão agora a colocar tantas questões à criação de uma nova associação.
Entendam de uma vez por todas que bons e maus elementos podem existir, e existem, em todos os quadrantes associativos e ou politicos, e não é por estarem de um ou outro lado que os tornam melhores ou piores.

AtoMo disse...

Eu coloco-lhe também uma questão (anónimo das 12.31):

No seu comentário fala em bons maus elementos, questões etc.. etc...
Não li nenhum comentário a criticar a associaçaõ ou a classificar elementos. Consigo, isso sim, encontrar criticas ao artigo de apresentação. Pessolmente distingo bem os dois... se bem que a associação deveria esforçar-se para se distanciar do artigo também. A ver vamos no futuro.

Anónimo disse...

Associações, há poucas em Mondim. Mais, são benvindas.
Temáticas, tanto melhor. Críticas,aprendo com elas.
Com Brancos,Negros ou Amarelos, venham elas,assim, sim.
Não tenhais medo!...
Aprendamos a não decorar, mas a ter a consciência e a capacidade de interpretar o que dizem..." A comunidade"

Anónimo disse...

quanto as palavras do senhor ntónio Martins todos sabemos o que ele é um pau mandado do poder, quanto aos meninos desta nova associação parabens pela ideia brilhante ficamos todos á espera de ver o que vão fazer mas cuidado Luis Romano para não te tornares também um pau mandado do António Martins e do Rafael Leite porque também esyte só faz o que lhe mandam porque se não fosse assim não poderia fazer o que lhe apeteçe no seu local de trabalho onde não respeita nem horários nem que vai lá para usufruir do Esp+aço Net é que quando é ele a estar lá aquilo só está aberto ao que parece quando ele lhe apeteçe





´

Anónimo disse...

se eu vou ao espaço-net no horario do rafael e ele não esta é porque o meu horário não coincide com o dele.

AtoMo disse...

Meus caros,
o cumprimento do horário do funcionário do espaço internet é um assunto que deve ser tratado em local próprio. Ou seja, penso que devem reclamar no Espaço Internet.
Dizem, que em Portugal somos muitas vezes mal servidos porque temos aversão aos livros de reclamações. Reclamem... e continuem a comentar o assunto proposto.
Força!

Anónimo disse...

Este comment é somente para comunicar que a Ass. THAMUSE, infelizmente, ainda está no processo de formação não podendo portanto promover alguma iniciativa nem tomar nenhuma posição sobre qualquer assunto, como já nos foi proposto neste blogue.
Prometemos ser o mais breve possivel mas este tipo de processos são sempre sujeitos a avaliações que, normalmente, são algo morosas e a que somos alheios.

Mas tudo isto não nos impede de ouvir todas as sugestões que pertinentemente nos sejam feitas e de prometer que todas elas serão "anotadas" e sujeitas a avaliação.

Luis Romano
Presidente do conselho directivo da Ass. THAMUSE