Marco Póvoa (ADFA), único representante de Portugal na competição, conseguiu a classificação para as finais 'A' nas distâncias Média e Longa. É a primeira vez que um atleta Português atinge uma final 'A' num campeonato do Mundo.
Segundo uma nota de imprensa da FPO - Federação Portuguesa de Orientação:
"MARCO PÓVOA FAZ HISTÓRIA NA ORIENTAÇÃO PORTUGUESAPodem ainda consultar outras ligações sobre o Desporto que o nosso conterrâneo pratica em:
Foi necessário esperar pelo primeiro Mundial disputado no continente asiático para ver um português ultrapassar a fase qualificatória atingindo a Final A de um Campeonato do Mundo de Orientação.
E Marco Póvoa não fez por menos: depois de alguns anos de alta competição internacional a aproximar-se dos lugares de topo, atinge aos 29 anos o seu feito de maior destaque atingindo não apenas a Final A de Distância Média disputada domingo de manhã, mas também a Final A de Distância Longa disputada hoje (dia 8) de manhã em Aichi, no Japão.
Na Distância Média, de cada uma das 3 séries de apuramento, apenas os 15 melhores se qualificavam e Marco Póvoa esteve sempre dentro dos lugares de qualificação chegando mesmo a passar pelo 6º controle em 3º lugar, apenas atrás do francês Damian Renard que viria a vencer a série e do sueco Mats Troeng. Uma falha de 1 minuto ao 13º controle poderia ter custado o apuramento mas o avanço obtido até à altura permitiu a Marco Póvoa segurar a 11ª posição que já não viria a perder até final. De destacar que, na série do português ficou afastado da final por 17 segundos o finlandês Kim Fagerudd com duas falhas de 3 minutos cada no 4º e 5º controle. Com o habitual domínio nórdico, esta ausência é quase tão assinalável como ver o atleta português ocupar o seu lugar. De fora da final ficaram também os representantes alemão, russo, norte-americano, entre outros atletas de destaque. Marco Póvoa cumpriu os 3,8 kms do seu percurso em 32:21, mais 3:29 que o vencedor da sua série.
Na Distância Longa, os 7,8 kms com 500m de declive mostram a dureza dos percursos realizados. Marco Póvoa obteve o 13º lugar com 1:07:22, mais 7:50 do que o surpreendente jovem suíço Marc Lauenstein que venceu a série. Ao contrário da série de apuramento que o português encontrou na Distância Média, aqui encontravam-se vários dos favoritos à vitória final, como o sueco Emil Wingsted (2º), o britânico Jamie Stevenson (3º), o francês Tierry Gueorgiou (4º) ou o norueguês Holger Hott Johansen (6º). Marco Póvoa fez uma prova ainda melhor que a da véspera, apenas com cerca de 90 segundos perdidos entre o 9º e o 11º pontos de controle.
No Campeonato do Mundo de Orientação disputam-se 4 disciplinas: Distância Média, Distância Longa, Sprint e Estafetas. Marco Póvoa irá realizar 4ª feira o apuramento da disciplina de Sprint mas para já, garantiu a presença nas Finais de dia 11 (5ª feira) e dia 12 (6ª feira).
Mais informações disponíveis em http://woc2005.bglb.jp/online/index-en.jsp."
- Federação Portuguesa de Orientação
- Federação Internacional de Orientação
- Secretaria de Estado da Juventude
8 comentários:
aproveito para dar os parabéns ao marco, já tenho acompanhado o seu percurso e já não é a primeira vez que o felicito quer pelo papel que tem desenvolvido no que diz respeito à modalidade como também à sua promoção da sua naturalidade. já agora deixo aqui um link de um clube de orientação de vila real, que tem utilizado a serra do alvão e marão como locais principais das suas provas. lembro para os interessados que brevemente este clube fará uma acção de formação teórico-prática com a presença (ainda não confirmada) do próprio marco. http://orimarao.home.sapo.pt/
aqui esta um bom exemplo de um mondinense!
marco parabens pelas tuas prestações a nivel nacional e a nivel INTERNACIONAL.
só fico triste é pelos senhores que comentam todos os assuntos neste blog que tenham aspectos politicos não te venham agora dar os parabens!
bem haja conterraneo
senhores politicos olhar e condecorar tal feito ficava muito bem. é uma mais valia de um mondinense, e como tal é da competência da autarquia incentivar o tão estimado atleta.
ele apareceu, ele apareceu, ele apareceu, ele apareceu, ele apareceu.............
mais uma vez se nota que neste blog so se comentam assuntos onde se possa criticar a camara os outros ninguem demonstra interesse onde anda os senhores que não se dizem anonimos que tanto intervem quando é para criticar a camara.
senhoriu, luis gonsaga, humberto cerqueira & companhia
Parabens MARCO
Boas!
Parabéns Marco Póvoa!
Sem dúvida um exemplo a ter em conta. Sem dúvida também, um Mondinense de Ermelo que merecia ser reconhecido pela Autarquia, ou seja, pelos mondinenses.
Força.
Caro anonimo das 1.02,
é normal que este artigo não gere discussão/dialogo. Mas nem por isso, deixa de ter a sua importância.
Por outro lado, este poderia ser um artigo para entusiasmar e alertar as nossas entidades (Autarquia, Associações, Clubes...) para as potencialidades desportivas que o nosso concelho nos oferece.
Mondim já foi escolhido pela FPO para a realização de um Encontro Ibérico. Dizem os entendidos, que temos excelentes condições para a prática deste desporto.
Neste caso concreto, orientação, seria um modalidade que proporcionaria para Mondim resultados Sociais (ocupação de tempos livres, desporto etc...) e resultados Turísticos, (criação de um arquivo de mapas e percursos pedestres).
Arrisco-me a dizer, que uma estrutura com 1/5 do apoio concedido ao Mondinense Futebol Clube, traria a curto prazo, resultados bem mais satisfatórios.
caro senhoriu não tenho nada a ver com a acamara nem me interessa a camara so me faz um pouco de tristeza ver que pessoas que quando era para discutir politica e por vezes o sexo dos anjos viessem para este blog dizer asneiras"não quero dizer que fosse o teu caso" e agora que é para dar força a um nosso conterraneo não apareçam esses senhores a dar os parabens ao MARCO.
Penso como to no que se refere a pratica deste desporto em mondim.
Enviar um comentário