sábado, outubro 15, 2005

PS e CDS querem repetição de eleições em Mondim de Basto

Segundo notícias postas a circular ontem, o PS e o CDS pretendem a repetição das eleições no nosso Concelho.

O PS e o CDS-PP de Mondim de Basto requereram hoje ao Tribunal Constitucional (TC) a repetição das eleições autárquicas no concelho devido a alegadas situações "ilícitas" detectadas durante o acto eleitoral.
Segundo os cabeças de lista do PS, Humberto Cerqueira, e do CDS-PP, Luís Gonzaga, as irregularidades ocorridas não foram consideradas pela Assembleia de apuramento Geral" e, por isso, pediram a repetição do acto eleitoral em todo o concelho.
Luís Gonzaga afirmou à Agência Lusa que "alguns elementos de várias mesas de voto deslocaram-se, com boletins de voto, para fora do local [de votação] para pessoas com dificuldades físicas poderem votar dentro das viaturas".
"Os eleitores idosos exerceram o direito de voto no interior do veículo , nos lugares onde se encontravam sentados, em simultâneo e sem assegurar os pre ssupostos de presencialidade e do segredo de voto", sustentou também Humberto Cerqueira.
Segundo Luís Gonzaga, apesar desta situação se ter "repetido com mais de 30 votos", a Assembleia de Apuramento Geral "entendeu que a reclamação não ser ia susceptível de influenciar o resultado, o que é totalmente falso".
Segundo o candidato democrata-cristão à câmara de Mondim de Basto, o CDS-PP não terá eleito um vereador por apenas nove votos. Os dois partidos consideram também que existiu uma dualidade de critérios na apreciação dos votos nulos, pois em algumas mesas de voto foram aceites com uma cruz em cima do símbolo e, em outras, os mesmos fora considerados nulos.
Por causa destas situações, os dois partidos requereram ao Tribunal Constitucional que considere "nulo o acto eleitoral em toda a área do concelho de Mondim de Basto e que seja ordenada a repetição da eleição".
Nas eleições de domingo, o PSD ganhou as eleições em Mondim de Basto com 2119 votos, ficando o PS em segundo lugar com 2088 votos, e o CDS-PP em terceiro, com 697 votos.

Fernando Pinto de Moura, social-democrata no poder há 24 anos, ganhou as eleições de domingo, com uma margem de 31 votos.
O PSD elegeu três vereadores e o PS os dois.

fonte: http://www.rtp.pt/index.php?article=202487&visual=16

11 comentários:

AtoMo disse...

Trata-se de uma situação que só pode ser classificada como "triste".
O primeiro comentário que nos vem à cabeça numa situação destas é: "isto não vai dar em nada!". Espero que o CDS e o PS tenham consigo dados e argumentos que realmente evitem que este se torne em mais um desses casos inconsequentes. Se assim não for, vão passar por maus perdedores e vão ter que assumir as consequências da fraca imagem que estão a transmitir de Mondim de Basto.

Anónimo disse...

É lamentavél que o PS e o CDS/PP estejam a tentar alterar a vontade manifestada pelos Mondinenses nas urnas com uma decisão a proferir pelo Tribunal Constitucional. Desde já vos digo que não o vão conseguir, porque o que andam a dizer é mentira. Mas a decisão é o que menos importa.
Para mim, relevante é atitude, pouco honesta e reveladora de mau perder, revelada pelo PS e CDS/PP. É público que o protesto apresentado pelo Sabino de Moura refere apenas três pessoas a votar dentro de um carro. Pelos vistos agora já são trinta... e daqui a dois meses? quantos serão?
Mais, eu vi que o Fernando Brasileiro era um dos elementos da mesa que desceu a esse carro, e quanto a mim muito bem, porque estava em causa três pessoas que não conseguiam subir as escadas. Ora, como é que pode o PS vir pôr em causa uma situação em que intervieram directamente? Como alguem disse: É preciso ter uma lata.
P.S. Convém que estas atitudes não sejam esquecidas e as pessoas vejam quem é realmente Humberto Cerqueira e companhia.

Anónimo disse...

Bom dia. Sinto-me triste por ver Modim nas bocas do mundo, cito por exemplo a notícia do JN de Sábado.
Os Mondinenses quiseram dar a Fernando Pinto, quanto a mim, a maior vitória de sempre (Recordo que Fernando Pinto concorreu contra PS e Comissão Politica do PSD juntos e ainda o CDS/PP a dizer: "Se não forem votar no CDS votem no PS, nunca no PSD").
Há que ter respeito pelos Mondinenses. O PS e o CDS não olharam a meios, não se coibiram de pôr o nome de Mondim em causa, só para lançarem a dúvida na eleição de dia 9 de Outubro. VÃO PEDER NO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL! Espero que sejam devidamente (em termos politicos claro) penalizados por tamanha difamação à nossa terra.
No dia em que for conhecida a decisão do TC eu vou buzinar na Rua do Cavalo e no Alto da Corda. Conto com todos os que se sentem atingidos por esta falta de respeito manifestada pelo PS e pelo CDS.

Anónimo disse...

Ou têm razão e apresentam factos (e provas)e então aplaude-se, ou se é por puro mau perder têm de ser confrontados com a atitude que tomaram e pagar por isso... Os mondinenses conhecem quem está no poder(apoiando ou não), não conhecem é a oposição, que pelos vistos só no fim das eleições se começa a revelar. O povo não é parvo, pode não estar sempre do lado da razão, mas é soberano! Vamos esperar para ver. saudações mondinenses.

Anónimo disse...

Meus amigos afinal de contas nas mesas de voto não existem delegados de todos os partidos!não existe um presidente ou algo equivalente em cada mesa!
Acreditem não se entende o porquê desta discussãoou então das duas três todas as pessoas que estavam na mesa de voto esperavam que os votos que estam em discussão fossem para elas!Deve ser daquilo tipo deixa andar e depois logo se vê! Se ganhar-mos ta tudo bem se perdermos vamos dizer que a culpa foi dos outros.
Oh meus amigos vamos lá ser crescidinhos afinal de contas ja todos vocês andam ha muitos anos nisto.
É triste ver estas coisas, se a urna teve de sair do local onde estava a culpa é de tosdos como diz o ALVARO, como pode uma pessoa deficiente motora ir votar não digo só na casa do eiro mas também na escola da igreja.
veja-mos o caso dos deficientes que andam em cadeiras de rodas que temos em mondim será que estes Sr(s) não tem o direito de ter o direito a voto facilitado!
Meus amigos esta discussão não tem razão de ser.
Têm todos é fome de poder!

Anónimo disse...

noticia de ultima hora
eleições em mondim de basto vão ser repetidas.
fonte: TSF

Anónimo disse...

Ao anónimo das 3.26.
Andas a ouvir mal. Muito mal mesmo. Aconselho-te um médico.
Sossegue a gente séria deste blog porque é mentira.

AtoMo disse...

"Até ao momento, segundo Godinho de Matos, não foi ainda formalizado junto da CNE qualquer pedido para recontagem de votos ou repetição das eleições."

TSF

Anónimo disse...

Depois de assinadas as actas não podem existir recontagem dos votos!
se todos assinram que raio é que agora querem!

É claro que a noticia é falsa foi só para animar um pouco o Blog e alegrar os corações de certas pessoas - caro senhoriu

Anónimo disse...

SOPA! É OFICIAL! RECURSO DO CDS LEVOU SOPA! ADEUS GONZAGA!
VENHA O PRÓXIMO!

Anónimo disse...

BANHADA A DOBRAR!!! TB OFICIAL! RECURSO DO PS LEVOU BANHADA!!! K MAU PERDER MEUS SENHORES!!!