Nos últimos anos vários orgãos de Comunicação Social têm elaborado um ranking das melhores escolas secundárias do País, dos quais destaco o Jornal de Notícias e o Público. No passado sábado, dia 22 de Outubro, nas edições diárias dos referidos orgãos, estas eram acompanhadas por um suplemento com o ranking de 595 escolas secundárias de todo o País.
As avaliações são feitas de acordo com os resultados das classificações finais e dos exames nacionais do 12º ano, ressalvando que ambos os estudos não têm em conta o ambiente sócio económico em que os adolescentes se inserem.
O JN no "ranking geral teve por base a classificação final em oito disciplinas nas quais mais de 15 mil alunos fizeram exame: Biologia (102), Física (115), História (123), IDES (128), Português B (139), Psicologia (140), Química (142) e Matemática (435);".
Para o Público "apenas os alunos internos e os sete exames como maior número de inscritos a nível nacional e a ainda a prova de Português A. Esta prova é apenas a 10ª em termos de estudantes inscritos (13 020), mas obrigatória para quem frequenta o agrupamento das Humanidades. Os restantes foram Português B (67 935 inscritos), Matemática 435 (64 469), Psicologia 140 (43 836), Biologia 102 (43 881), Química 142 (35.909), História 123 (17 079) e Física 115 (16 394)"
Das escolas que a seguir apresento, Mondim é a que tem o menor número de exames nacionais, no entanto os cálculos são feitos tendo em conta valores médios das classificações.
De salientar, que no Jornal Público a Escola de Mondim no Distrito de Vila Real ocupa o 3º lugar atrás de escolas nas cidades de Chaves (Escola Secundária Fernão de Magalhães) e Vila Real (Colégio Nossa Senhora da Boavista).
Serão estes resultados, fruto do trabalho realizado entre a Câmara Municipal e o Conselho Executivo?
Fonte: Suplemento JN e Público de 22 de Outubro de 2005 (desculpem mas não consegui os links para os suplementos)
segunda-feira, outubro 24, 2005
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18 comentários:
porque razão tem acamara de entrar sempre nestas discussões?
camara
camara
camara
camara
é
fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos que cada vez mais têm consciência que sem estudar não vão a lado nenhum e fruto dos professores que temos que cada vez têm mais formação para ensinar e para lidar com os alunos.
é fruto também de uma melhoria de vida da população do concelho apesar da crise!
são essencialmente as melhorias das condições de vida da populaçao e a mentalidade dos alunos e não a camara ou o conselho executivo.
Caro Pedra Alta:
[Serão estes resultados, fruto do trabalho realizado entre a Câmara Municipal e o Conselho Executivo?]
Camara Municipal porquê?... Já dá aulas ou explicações aos alunos??...Já mete cunhas para dar notas??...
Sempre alerta 007
"Camara Municipal porquê?... Já dá aulas ou explicações aos alunos??...Já mete cunhas para dar notas??...
Meu caro,
siga este link... e continue alerta.
Conselhos Municipais de Educação e Carta Educativa
"A César o que é de César". Que legalmente a autarquia tem responsabilidades... tem. Se as tem, logo também merece ser reconhecida por esta avaliação.
Meu caro senhoriu se o bom desempenho dos alunos fosse obra das camaras municipais ou dos concelhos directivos estava-mos TRAMADOS. Como disse anteriormente este bom desempenho é graça acima de tudo de uma melhoria nas condições de vida da população do concelho, que faz com que os alunos tenham mais tempo para estudar, possam ter aulas de explicações, não precisem de ir para o campo trabalhar como acontecia á uns anos atraz e como acontece em muitas aldeias dos concelhos vizinhos aos nossos já que vocés querem fazer essas comparações.
MEU AMIGO SE AQUILO QUE LEGALMENTE ESTA ESCRITO FOSSE PRATICADO ESTAVA O UNIVERSO COMO QUERIA.
CARO SENHORIU E CARO PEDRA ALTA PORQUE NÃO PÕEM A DISCUSSÃO QUAIS AS CONDIÇÕES SOCIAIS QUE PODEM TER LEVADO A QUE TIVESSEMOS ESTES RESULTADOS SEM ESTAREM APENAS E SEMPRE DIRECCIONADOS PARA O ASPECTO POLITICO.
TUDO AQUILO QUE É POSTO A DISCUSSÃO NESTE BLOG TEM SEMPRE UM ASPECTO POLITICO!!!!!!!!!!!!11
SENHORIU AINDA ACREDITAS NO PAI NATAL
Mas algum dos anónimos (ou será o mesmo)sabe do que fala?
Ou está a falar cheio de razão só porque acha que é assim...
Enfim, penso que ninguém deve falar deste assuntos de forma leviana.
Caro senhoriu e Pedra Alta:
Então escreva lá o que a camara tem a ver com o melhor desempenho dos alunos, e deixe-se de mandar bitates para o ar...
Sempre alerta 007
Anónimo das 5.15
A discussão é aberta. Podes colocar "em cima da mesa" as vertentes e argumentos que entendas.
Caros anónimos,
Quando coloquei o link, era para mostrar que a autarquia tem responsabilidades na educação. Cumpre a autarquia com as suas responsabilidades? Não sei. Até prova em contrário parto do princípio que sim.
Se essa responsabilidade não é tão flagrante no secundário, ela é òbvia no básico e no 1º ciclo. Tem a autarquia feito tudo o que podia? Acho que não, se calhar nem o minimo. Mas para quem, (como eu), não está "dentro" da máquina da educação, os responsáveis pelos resultados positivos e negativos são todos os agentes envolvidos. A Câmara é um deles. Como tal, os bons resultados, são também fruto do seu trabalho.
Caro anónimo das 5.07,
Especialmente para si:
este bom desempenho é graça acima de tudo de uma melhoria nas condições de vida da população do concelho"
Não será a Câmara responsável por esta melhoria de vida?
Estaremos assim tão distantes dos concelhos vizinhos no que respeita a qualidade de vida?
Não fosse a quantidade de "tiros no pé" e este mundo estava bem melhor.
Caro Pedra alta como referes e muito bem em mondim existe um grande abandono escolar e como deves saber esse abandono escolar é essencialmente de alunos das aldeias mais distantes da sede do concelho logo ai poderas perceber o porquê destes resultados.
Caro pedra alta a maioria dos alunos que terminam o 12º ano são alunos da sede do concelho logo têm melhores condições e tempo para estudarm.
será que o Conselho executivo da escola de Mondim não tem nada a ver vcom isto
podera ter mas uma coisa é certa já tivemos concelhos executivos ou directivos muito competentes na nossa escola caso da professora Amélia, porf. Augusto, entre ouros e os resultados não eram os melhores.
Entendo que o abandono escolar está longe de ser da exclusiva responsabilidade do Concelho Executivo.
Certificar-se que todos os Jovens mondinenses têm condições (transporte, apoio social) para frequentar a Escola é da responsabilidade da Autarquia. A própria condição de vida desses jovens é também ela, responsabilidade da Autarquia.
Não é por acaso que os números do abandono escolar e as iniciativas para o evitar, são normalmente encabeçadas pela Autarquia.
olá amigos
Esperava que este espaço, depois dos momentos mais agitados das eleições, pudesse ser um lugar de debates mais aprofundados e esclarecidos.
O tema em debate tem muito interesse para mim e espero ter disponibilidade para enviar para vós a minha humilde, mas refletida opinião.
Não creio que se possam analisar resultados somente pelo seu valor numérico, sem tentar perceber como foi feito o estudo, todos os seus pressupostos e implicações.
Não podemos tentar distribuir os "louros" destes resultados como se depois da publicação dos mesmos todos os problemas da escola e da acção educativa da Camâra tivessem desaparecido.
A opção de enviar os filhos para Amarante acarreta sacríficios pessoais, não me parece que seja tomada de ânimo leve e muito menos por ser "chique".
Como diz Edgar Morin não podemos tentar explicar de forma simples aquilo que é complexo. A simplificação do complexo deturpa a verdade.
até já. um abraço.
fm - nunca me enganaste
Lamento que algumas pessoas abordem de forma tão leviana uma questão tão importante, digo mesmo, fundamental para o desenvolvimento do concelho e do País, como é a Educação.
Os rankings valem o que valem, não podem ser analisados como único critério para avaliar a qualidade das escolas mas, podem dar algumas indicações sobre o esforço feito por professores, alunos, conselhos executivos, câmaras, etc.
O concelho de Mondim tem esta contradição que é apresentar dos maiores índices de abandono e insucesso do país e ter simultaneamente um resultado ao nível do ensino secundário que parece muito satisfatório dado as condições de interioridade do nosso Concelho com todas as carências que são geralmente apanágios deste tipo de regiões.
Porquê?
Quem chega ao fim do Ensino secundário? Quem abandona? Quem tem insucesso?
Qual a sua origem social? Que níveis etários abandonam mais?
Isto é que seria interessante discutir. Mas também quem de responsabilidade tem tomado medidas no combate destes problemas e quem é meritório dos louros do sucesso verificado.
Porque ninguém fala na qualidade dos professores que leccionam a maioria das disciplinas do ensino secundário? Porque não falam dos programas de combate ao abandono e insucesso lançados nos últimos anos pela escola?
Porque não se analisa a qualidade e eficácia dos transportes dos alunos num concelho com aldeias tão dispersas como as nossas? Porque não se questiona a mobilidade dos professores dos 1º, 2º e 3º ciclos?
Muitas mais questões se poderiam colocar. Mas seria nesta discussão aprofundada, tentando detectar as dificuldades, avaliando os projectos em curso e apontando outras ou mais soluções que se teria alguma coisa de construtivo.
Assim, lamento que este blog se transforme num pasquim onde algumas pessoas, anonimamente, se aproveitem para denegrir este ou aquele, defender interesses pessoais, políticos...
A bem da liberdade de expressão mas com algum conteúdo, aqui deixo este meu desabafo.
Caro anonimo das 12.35,
O tema aqui abordado é o ranking, com todas as suas limitações que inclusivé são salvaguardadas no artigo e posteriormente por alguns comentadores.
"Assim, lamento que este blog se transforme num pasquim..."
Que fez o senhor para elevar o "nível" da conversa? Limitou-se a deixar-nos as questões? Porque não toma a iniciativa e inicia a análise? É capaz de ficar surpreendido com a adesão.
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