Nesta rubrica, pretendemos pegar na informação fornecida pelo "mondimmunicipal" (obrigado) sobre as reuniões de câmara e discutirmos nós, tendo como base o pouco que sabemos, os pontos que pensamos ser interessantes.
Hoje escolhi o ponto 3 da "Reunião Ordinária de 13 de Julho de 2005":
"...apresentação, pelo Sr. Vereador Francisco Ribeiro, do "Programa das Festas do Concelho 2005". A Câmara aprovou a autorização para movimentar as verbas destinadas à Conta da Comissão de Festas."
Dois pontos de interesse:
- O programa de Festas do Concelho 2005
Quanto tempo mais será necessário para se perceber que este modelo de Festas está completamente esgotado? Desculpem-me se estou errado, mas parece-me que o objectivo da festa é animar os munícepes e promover o concelho contratando "grupos" que possam atrair gente à nossa terra. Ora nem um nem outro são atingidos. A não ser que o objectivo seja outro e o pessoal da "casa" não saiba! (Gostava um dia de ouvir alguém responsável explicar os objectivos das "Festas do Concelho). A mim parece-me que continuamos numa batalha orgulhosa com Celorico de Basto, (batalha perdida) por um objectivo sem nexo nenhum... juntar muita gente!!
Os últimos 5 anos tem sido um "deitar dinheiro fora" que até mete pena. Os próprios cabeça de cartaz deste ano "Santos e Pecadores" já tiveram um experiência em Mondim que ainda não se devem ter esquecido, mas mesmo assim lembraram-se de os chamar novamente.
Mas não é necessário pegar no pior, vamos pegar no melhor (pelo menos para alguns). Nos últimos anos foi o "Tony Carreira" que mais gente atraiu a Mondim de Basto. Quais os beneficios para Mondim? O homem deve cobrar qualquer coisa entre os 15.000 e os 25.000 Euros (divagamos porque a comissão nao apresenta contas). O pessoal de fora, não de muito longe porque hoje qualquer "grupo" vai a Fafe, Vila Pouca, Amarante, Celorico etc... vêm de carro à hora do concerto, bebem qualquer coisa, um gelado para os miúdos e volta para casa. Ouve retorno imediato do investimento? Nem pensar. Será pela promoção do concelho? Muito menos. Os mondinenses divertiram-se? Talvez. Mas tenho a convicção de que uma boa festa seguindo o conceito da "Feira da Terra", complementando-a, traria muito mais animação, beneficios e promoção para o Concelho de Mondim de Basto e com muito menos despesas.
Este ano o programa nem merece comentários, que pretendem com a contratação dos "Santos e Pecadores", será que não sabem quantas pessoas vamos ter em Mondim nesse dia, será que alguem vai ser animado pelo concerto dos "Santos e Pecadores"? (Eu vou dar uma ajuda e vou colocar um post para verem a opinião do pessoal). Considero que o dinheiro entregue aos "Santos e Pecadores", nem que seja 4000 Euros (estou a divagar), é dinheiro deitado fora... fora não porque eles ficam com uma parte e o empresário com outra.
- A Comissão de Festas
(Se estiver errado agradecia q me corrigissem)
Ao que parece a comissão de festas tem regulamento próprio, é uma organização distinta da Câmara Municipal. Regulamento esse que compreende a realização de eleições. Uma comissão deveria ser composta por membros do comércio local, Junta de Freguesia, Associações e Câmara Municipal! Em Mondim não é bem assim. É impossivel dissociar a Comissão de Festas da Câmara Municipal. Está mal! Muito mal!
Todos os anos no final das festas deveria haver eleições, ou algo parecido, para a Comissão do ano seguinte. Se não existem novas ideias, isso deve-se ao facto de a Comissão ser composta pelas mesmas pessoas anos e anos consecutivos (onde será que eu já ouvi isto). Está na altura de mudar! (e isto também).
Gostava de agradecer mais uma vez o excelente serviço q neste momento o MondimMunicial presta à população de Mondim. Obrigado.
Até amanhã!
sexta-feira, julho 15, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário