quarta-feira, julho 13, 2005

O Mondinense na Terceira

O Mondinense FC na época que se aproxima, irá militar na 3ª Divisão Nacional, com uma equipa formada essencialmente por "estrangeiros" e com um orçamento superior a 50.000 Euros.

Esta situação parece-me bastante interessante e dignificante para as nossas Gentes! Senão vejamos:
  • Um clube com capacidade para contratar os maiores craques da região e arredores (quase todos internacionais?);
  • Com jogadores a auferir salários superiores as 400 Euros mensais (tens um bom empresário? És contratado);
  • Camadas Jovens, um trabalho nunca visto antes, uma única equipa e com resultados fantásticos!
  • Financiamento garantido por todos nós (os nossos impostos)! A Câmara como grande instituição pública resolve o assunto;
Então, o que é feito dos nossos craques:
  • Francisco "Carteiro"
  • Mário "Carteiro"
  • "Mamona"
  • Alfredo "Garagista"
  • Nélson "Barroca"
  • Carlitos Costa e irmãos
  • Eugénio Vieira
  • "Mochinho"
  • Carlos Mota
  • Abreu
  • Zé "Biga"
e muitos mais ...

E alguém se lembra do Campo no Monte da Barca? Bons tempos!

Temos que ser realistas, não podemos continuar a ser utópicos, o Concelho não tem capacidade! Não temos indústria e comércio para apoiar e depois ... a Câmara cobre.

6 comentários:

Anónimo disse...

...francamente é de lamentar. Com um orçamento destes dava para todas as associações de Mondim, incluindo o MFC, fazerem um grande trabalho e movimentarem + de uma centena de jovens de Mondim, concerteza!

AtoMo disse...

Caro cumpincha... é preciso ter muito cuidado quando se fala no mondinense. E conhecendo nós o executivo como conhecemos (opta sempre pela solução mais fácil), dificilmente algum dia eles vão trazer essa discussão para a rua, muito menos em época eleitoral.

O futebol é um espectáculo... e é! E como espectáculo q é deveria ser pago com dinheiro da bilheteira ou patrocinios q possam surgir. Em Mondim, e talvez não só, os supostos apoios financeiros servem para pagar esses mesmos ordenados. Com q justificação se paga ordenados a futebolistas com dinheiro público? Certo é, q esta atitude merece aprovação de grande parte dos mondinenses... o q é mais revoltante.

Se a isto acrescentarmos q o mondinense não teve um único escalão jovem o ano passado, e ao q parece este ano tambem não... aí então está o caldo entornado.

Quais os benefícios para o municipio ao investir 40.000 Euros (q seja) na equipa "profissional" (sim porque 400 Euros é mais q o ordenado minimo) do Mondinense Futebol Clube?

Promoção do Municipio?
Se considerarmos q aparecer no meio de todas aquelas equipas à segunda-feira nos jornais desportivos é promoção!!!!

Ocupação de tempos livres?
Só se for dos jovens "internacionais"!
Ou então todos os q vão ao futebol de 15 em 15 dias ao estádio do mondinense podem sentir q só pagam 25 por cento do bilhete, e a câmara oferece os outros 75 por cento.
Ocupar o tempo livre dos nossos jovens não é claramente um objectivo. É muito despendioso... sabem quanto custa um lanche para os jovens quando vão jogar fora? É caro!! Muito caro!!! Vale as vezes alguns comerciantes q oferecem os lanches (e os jantares dos profissionais, quem paga?). E depois há aqueles q se inscrevem, e o clube tem q pagar a inscrição na federação (10.00??? 50.00 q seja) e eles depois não aparecem!!!! Onde já se viu isto!!! É claro qmais vale desistir.. eles dão muita despesa! Talvez o ordenado de um "internacional" pagasse toda essa despesa, mas o municipio tem mais beneficios com aequipa na terceira nacional. É um orgulho!!
Será q os miudos de escola de futebol MondimFute não têm o direito a poder praticar futebol sem ter de pagar uma mensalidade?

Não culpo o Mondinense FC por esta situação, a autarquia é q deveria exigir um pouco mais dos clubes, mas seguindo o seu lema (quanto menos trabalho melhor), limita-se a entregar o dinheiro sem avaliar o trabalho desenvolvido pelo clube em beneficio de todos os Mondinenses, e aqui não podemos falar só do Mondinense FC!

Fica para uma próxima, e promete ser quente!

País Basto disse...

O problema não é apenas de Mondim, infelizmente é nacional.
Continua-se a gastar dinheiro sem contabilizar os benefícios. Alguém é capaz de fazer uma análise concreta dos benefícios que Mondim retira da participação do Clube local num campeonato nacional???
Quais os critérios que permitem decidir que o clube x vai receber um valor e o clube y vai receber outro valor? Será justo que uma autarquia possa decidir os objectivos de um clube? Será correcto que os clubes tornem as autarquias reféns dos resultados que alcançaram na é poca anterior?
Para quando uma correcta e planeada politíca desportiva???
Para mim futebol regional que não tenha como objectivos principais a formação dos seus cidadãos mais jovens e a constante melhoria de equipamentos não faz sentido. Alguém já se dispôs a fazer as contas do que foi gasto nos ultimos quatro, cinco, seis anos no futebol sénios?? E se esse dinheiro fosse gasto na melhoria e manutenção dos equipamentos e na formação?? Qual não não seria o património Físico e Humano do Mondinense Futebol Clube e os resultados positivos que daí não resultariam para a relação do clube com a população.
Para mim é claro que clube que não aposte na formação tem que ir recrutar fora, vindos de fora os jogadores são obrigatoriamente mais caros e não tendo jogadores da terra as pessoas não se identificam com o clube, não se identificando com o clube não vão aos jogos, não apoiam e não patrocinam e com isso diminuem as receitas.
Mondim não tem nem mais nem menos razões para acreditar que os seus jovens darão excelentes jogadores que as outras terras, tem é que criar condições para que eles se possam desenvolver e evoluír.
Mas o que acontece é outra coisa, em ano de eleições o sucesso desportivo dá jeito ao poder autárquico e assim continua a Câmara a controlar o que não deve e o povo a pagar o que não devia.
Concordo que se apoie o futebol, mas com projectos e com estratégias definidas no médio e longo prazo. Assim ninguém me tira da ideia que a melhor forma de uma autarquia apoiar uma agremiação com as caracteristícas de um clube de futebol, passa cada vez mais por lhe proporcionar fontes de rendimento, como por exemplo equipamentos desportivos como pavilhões, piscinas, etc... em vez de lhes atribuir um subsídio anual que nunca irá terminar e que deixa as direcções dos clubes tranquilas para fazerem as asneiradas que lhes apetecer.
Para terminar os meus cumprimentos ao Carlos Silva, ao Claudio Ferreira, ao Helder Vieira, ao José Nuno (Botelho), ao Claudio Ferreira e ao Barreira, todos eles míudos Mondinenses com um grande talento para o pontapé na Bola e que fazendo o sacrifício de se deslocarem para a Mota em Celorico (fica perto de Felgueiras)duas vezes por semana contribuiram de uma forma decisiva para que o Mota Futebol Clube (Clube de Formação) chegasse a um brilhante quarto lugar no competitivo campeonato da Associação Futebol de Braga logo no segundo ano de actividade.
Se nada for feito, vão continuar os concelhos vizinhos a tirar partido do talento dos Mondinenses...
Saudações á Casa e todos os visitantes

AtoMo disse...

Boas!!!
Tendo em conta o q já foi dito, as autarquias só deveriam subsidiar a formação e a manutenção/construção dos equipamentos desportivos. Para quem supostamente recebe 40.000 Euros não se tem visto nada. Se calhar mais uma vez, porque a autarquia tb não está muito preocupada!!!

AtoMo disse...

Boas! Ao que parece (não tenho a certeza), o estádio está entregue exclusivamente ao Mondinese FC durante 50 anos! Isto porque os terrenos onde se encontra o Centro de Saúde, foram cedidos pelo MFC. Assim sendo, só com a boa vontade do MFC é que essa situação poderia ser uma realidade.

Anónimo disse...

como é possivel estar a criticar os jogadores de fora se temos um presidente de camara de fora....tambem foram os de terras vizinhas que o pos na camara,nao sejam pateticos,nem deem tiros nos proprios pes...