quinta-feira, julho 14, 2005

Vai uma acha? "Turismo"

Boas!!
Nem só de coisas fracas tem vivido a "Casa do Eiró" nestes últimos anos. Há por aí uma iniciativa que já vai na sua terceira edição, a "Feira da Terra", que tem tido um sucesso de fazer inveja aos nosso vizinhos!!! (Eu sei que não é esse o objectivo).

É com agrado que reparo que este ano as "III Jornadas "Oportunidades a Mondim Rural"", se preparam para discutir "A afirmação de Mondim na área do Turismo" e "Planeamento Estratégico no Turismo em Espaço Rural".

Proponho que a "Casa do Eiró" antecipe um pouco os temas lançados, e quem sabe, prepare um pouco o "terreno" para os vão participar nas Jornadas.

"Afirmação de Mondim na área do Turismo"

Considero que ao propor este tema a "Feira da Terra" não se limita a dar um salto em frente, salta inclusive por cima do tema "Introdução de Mondim na área do Turismo". Sim... porque não nos é possivel aperceber, se é que existe, de alguma estratégia adoptada por Mondim na área do Turismo.

A maior parte dos Turistas, senão todos, que chegam a Mondim são atraídos pela sua beleza natural e não por obra de qualquer iniciativa ou estratégia da autarquia. Se assim é, imagine-se se houvesse uma boa estratégia. Continuam a visitar as Fisgas (e de que maneira), a Sr. da Graça os nossos Rios, etc..... nota-se que as pessoas atraídas, poderiam deixar muito mais em Mondim... mas onde? Em quê?

"Oportunidades a Mondim Rural"

Aqui vou comentar somente a situação que se vive hoje em Travassos, peço desculpa caso a considerem mal enquadrada. Sem dúvida uma óptima iniciativa. Mas será possivel imaginar Travassos restaurada sem uma única "residencial" ou "tasquinha". Mais uma vez onde vão os Turistas deixar o seu dinheiro quando visitarem Travassos?

Espero que os participantes do "Casa do Eiró" dêem a necessária atenção a este tema.
Obrigado.

9 comentários:

Anónimo disse...

Mondim tem uma estratégia para o turismo? Essa é boa, tou mesmo pra ver. Os senhores da casa do eiro pensam que são aqueles meninos bonitos que vão à discoteca e basta encostar no balcão e elas la vão ter com eles, enganm-se redondamente. Os feios é que vão a batalha, dançam, metem conversa e usam todas as ESTRATÉGIAS para conseguirem conquistar os seus objectivos e por fim conseguem.

Quanto a Travassos, é triste como se deita tanto dinheiro fora. Comparo tb com um menino que brincou todo dia na terra e a mãe manda ele lavar o rosto, só que ele só lava a cara volta dos olhos e o resto fica SUJO. Porque esses senhores não vão até ao lugar de Agra (Vieira do Minho), é já ali, eu levos lá se for preciso. Pelo menos copiem um projecto com pés e cabeça. Claro que é básico quando se fala de turismo que o objectivo é mante-los o mais tempo possível na região para deixarem o "belo"(dinheiro). Já agora aproveito para deixar uma sugestão, porque não apostam na aldeia de Pardelhas q no meu ponto de vista tem uma localização previlegiada. Ou será q eles vão apostar numa zona industrial? CALA-TE!

AtoMo disse...

Boas caro Fernando!!! Desde já um agradecimento especial pela tua participação constante e identificada neste blog. Gostava que não continuasses sozinho nesta troca de ideias durante muito tempo. Coragem senhores politicos! No "Casa do Eiró" debatem-se assuntos que interessam a todos nós. Olhem para os "bloguistas" como simples pessoas de Mondim que somente se importam com Mondim... nada mais! Penso que a atitude do Fernando demonstra um pouco a sua vontade de ver Mondim andar para frente. Coloca-se muitas vezes a jeito se ser criticado, mas ao menos sabemos o que defende!!! Bravo Fernando!

Não estou completamente de acordo quando afirmas "Quanto a Travassos, é triste como se deita tanto dinheiro fora.", penso simplesmente que poderia ser investido um pouco melhor!

Partilho da opinião que Pardelhas é uma das aldeias que merecia mais atenção. Se continuarem a construir estradas pelo meio da aldeia com grandes muros em cimento, daqui a uns anos nem com muita atenção lá vão!
Já alguém reparou que devemos ser o ùnico concelho no País onde se pode encontrar, a meu ver, 4 exemplos de arquitectura rural? (Se a classificação não estiver muito bem, tentem pelo menos perceber o que quero dizer).

Alguns exemplos:

Granito "rica":
Suídros em Atei; Travassos no Bilhó (considero assim porque se consegue ver em Travassos várias habitações com 2 pisos, não sou nenhum "expert").

Granito "pobre":
Barreiro em Ermelo; Bobal e Anta no Bilhó.

Xisto "Castanho":
Ermelo e Varzigueto.

Xisto "Preto":
Pardelhas

Será possivel encontrar esta diversidade em mais algum concelho?

Será possivel fazer tão pouco pelo Turismo tendo estas e tantas outras potencialidades?

Só nos basta continuar a regar! Talvez um dia a água chegue onde queremos!

Anónimo disse...

Quando é que serão as Conferências referenciadas e qual o local?

País Basto disse...

As conferências integradas na Feira da Terra podem ser um bom ponto de partida para uma discussão mais alargada deste tema, ou não...
Depende do que a Câmara pretender com a iniciativa. Será que vão convidar gente para vir dizer que MOndim tem excelentes condições para o desenvolvimento da actividade turistíca e meia dúzia de outras coisas que já toda a gente sabe e para o qual nunca viu ser nada feito? Ou vai convidar gente de espiríto aberto que seja capaz de contribuir para um disgnóstico de análise e de solução para esta situação de impasse. Neste momento o problema de Mondim é também o problema nacional, tem o potencial para, falta saber como será feito.
Há alguma identificação credivél do perfil do turista que visita Mondim? Estão identificadas coisas tão importantes como o poder de compra, as necessidades e desejos desses turistas? Será que bate certo a oferta com a necessidade?De uma forma simples coloco uma questão que gostava que olhassem para ela em sentido figurativo. Não esteremos a tentar colocar habitués de hóteis de 5 estrelas a dormir em parques de campismo?
Para mim,e por uma sucessão de exclusão de partes (Agricultura, Industria) o Turismo e o seu desenvolvimento assumem uma importância vital no desenvolvimento desta região, mas não basta falar disso e apresentar projectos. É necessária a realização de um trabalho sério e profissional que permita trazer riqueza com essa actividade.

Anónimo disse...

Não sou contra o investimento em Travassos, mas sim, na sua forma, tanto que dou o exemplo de AGRA, que seria, penso eu, a aposta certa.

Como cativo e lido com muitos turistas que visitam Mondim através da minha empresa, e quando os levos a visitar Travassos e Ermelo por exemplo, eles perguntam, só tem fachada limpa? E o resto?????? Em resposta encolho os ombros.

Dei o exemplo de Pardelhas, mas há mais aldeias com potencial. O que é preciso é definir uma estratégia com ambição e concistência no turismo e não como uma que foi colocada a pouco tempo e parece me que ficou no papel. Agora não posso, mas brevemente falarei sobre esta proposta.

AtoMo disse...

(Em resposta ao anônimo)

As jornadas realizam-se na Quinta-Deira 28 de Julho pelas 16 Horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mondim de Basto.

País Basto disse...

Mobilização geral da casa para participar nas conferências...
Quem tiver ideias pode aproveitar para as expor. O poder nem sabe no que se estava a meter quando organizou estas conferências...
Saudações a todos os participantes.

Anónimo disse...

Olá?
Pois vou tentar manifestar a minha opinião sobre o turismo através deste blog que tão interessante considero. Como muitos outros problemas que existem no concelho de Mondim de Basto, creio que a aposta no Turismo deve ser feita em termos regionais e não meramente concelhios. Passo a explicar melhor. Julgo que o funcionamento em rede, quer de empresas de eventos turísticos, radicais, alojamentos diversificados entre outros, teriam melhor (e até excelentes) resultados se existisse um organismo que não sei ao certo se deveria ser totalmente privado que gerisse estes meios de modo a responder às necessidades adequadas ao determinado turista. Na minha opinião um turista que procura um fim-de-semana radical fique instalado num turismo de habitação, parece-me que são dois tipos de perfis que não encaixam. Do mesmo modo que um casal de meia idade que fique instalado num turismo de habitação deveria encontrar um roteiro que se coadunasse aos seus interesses.
Termino o meu ponto de vista com um apelo MANIFESTE-MO-NOS?

AtoMo disse...

Boas!
Este "blogue" é isso mesmo... é um espaço onde nos podemos manifestar.
E a continuar a manifestar-se desta forma, será sempre bem-vindo.

Concordo com o seu comentário, primeiro saber o "tipo" de turista que vamos receber, e depois definir uma estratégia (investimentos e promoção).

Continuação!!