sexta-feira, julho 15, 2005

"Que concelho você quer?"

Este é o titulo de um belo artigo do Arq. João Almeida, deputado do PS em Mondim de Basto. Aponta uma série de criticas ao executivo da Câmara Municipal, o que não é muito difícil, e ainda tem tempo para dar uns conselhos ao PSD. Aconselho a lêr.
Se realmente não é muito difícil criticar o executivo autárquico, não será muito difícil também criticar a oposição. Digamos que o executivo tem uma oposição bem à sua medida.
Se por um lado uns apresentam obras em altura de campanha, outros só se lembram de criticar nessa mesma altura. Que fez o PS nestes 4 anos como oposição na Câmara Municipal de Mondim de Basto. Só agora vale a pena trazer a público os custos do infantário? O tempo que demorou o "Campo da Feira"? A Casa da Igreja?... Isso não é novidade nenhuma para os Mondinenses. Porque não escreve a oposição um artigo com as suas propostas para estas e outras situções. Que fizeram na altura em que o infantário foi proposto? Que têm dito em Assembleia sobre a Casa da Igreja? O que proposeram para o Museu? .... e podiamos pegar no role todo que utilizamos para criticar o executivo e perguntar: E vocês? O que proposeram? Gostava de ser surpreendido!!!

Se existe em Mondim muito pouca informação sobre as políticas seguidas pela nossa Câmara, isso também se deve à oposição que tem por obrigação mostrar-nos o quão mal vai a nossa Vila.

Se podemos falar em desilusão dos que votaram PSD nas eleiçoes anteriores, que dizer dos que votaram PS ou CDS?

Fiquem bem, e boas regas que o tempo vai sêco!

8 comentários:

Anónimo disse...

A oposição existiu sempre durante estes 4 anos. Tudo bem que colocou poucos artigos na imprensa local para uma melhor informação do povo mas, tb quero dizer aos mondinenses que criticam a oposição que, nas assembleias e reuniões de câmara existe um espaço para o público espaço esse que, quase não se vê lá ninguém, principalmente com os que estão descontente com o poder instalado. Por que não aparecem? Sabem que a vossa presença ajuda a oposição lutar pelos vossos interesses? Pois não sabem, nunca puseram la os pés e tb só sabem criticar nas alturas de eleições. Podem ter a certeza que já há muito tempo que não havia uma oposição tão intensa e construtiva em Mondim, tanto na câmara como na junta.

AtoMo disse...

(Fernando)
Se excluirmos o MondimMunicipal, que forma têm os Mondinenses de saber o conteúdo das reuniões de câmara?

Achas que os mondinenses (e não só neste caso), são motivados a apresentar os seus problemas e opiniões numa reunião da Assembleia da Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal? Não me parece!
Se ao menos nos sentissemos representados pelas pessoas em quem votamos!!!
Desculpa personalizar... por quantas pessoas é constituída a concelhia do PS? Pergunto isto porque não acredito que seja um numero representativo. E como tal, considero que as ideias defendidas pelo PS (o mesmo se passa para PSD ou CDS), são as ideias desse pequeno grupo. Se tudo funcionasse como deveria ser, a concelhia deveria ser a estrura do partido mais próxima da população. Sinceramente não me parece!


Bem-vindo "cabreano" Irreverente. É com muito agrado que vos recebemos na nossa casa, e fica desde já a certeza que continuaremos a olhar para o morrecabra com muita atenção.
Quanto ao teu comentário, faço tuas as minhas palavras. Certamente já reparaste que em quase todos os artigos publicados, a critica é seguida de uma alternativa. É este o espírito "Casa do Eiró".

Regar é a palavra de ordem!!!

Anónimo disse...

Antes de mais quero saudar esta iniciativa, já que poderá ser a partir deste espaço, que as opiniões de alguns dos Mondinenses cheguem ao Executivo Camarário, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.

É verdade que normalmente em "Conversas de Café", toda a gente tem opinião e faz política, mas quando é altura de se assumirem e mostrar o desacordo com determinadas políticas e atitudes existe muito boa gente que se refugia na falta tempo. Neste ponto penso que todos os Partidos em Mondim estão de acordo.

Relativamente ao artigo de opinião do meu colega da Assembleia Municipal, Arq. João Almeida penso ser mais um em que se limita a recordar problemas que todos conhecemos e a vitimar a sua pessoa e o próprio PS. Afinal quais as ideias e projectos do PS?
Em determinada altura, refere que "os Deputados do PSD tiveram vergonha e votaram contra", referindo-se à votação da criação de um lugar de Chefe de Departamento Financeiro. Eu digo-lhe, os Deputados do PSD não têm vergonha, assumem e justificam as suas votações, já que é de todo inoportuno, até pelo aproximar das eleições e também a pouca ambição do executivo na reestruração do organigrama (mudar um nome de Chefe de Secretaria para Director de Departamento!).

Relativamente aos supostos conselhos que dá ao PSD local, eu digo-lhe, se calhar foram os que mais tentaram mudar o rumo da situação em Mondim e que não se vergam à primeira. Na minha opinião, em tudo na vida é preciso saber esperar e responder na altura certa.

Brevemente, teremos novidades ...

País Basto disse...

Sem gostar de generalizar, não consigo neste caso ser mais concreto. O que me pareçe claro é que se criou em Mondim a ideia de que a "causa" é dos outros. Este arrastar constante das mesmas personagens na condução dos destinos do Concelho afastou de qualquer lugar público e institucional, toda a boa gente que consegue formular a sua opinião sobre o evoluír (muito subjectivo, este termo)da sua terra.
Esta situação esvaziou de interesse assembleias municipais e outrois espaços criados com a intenção de valorizar a democracia. Assim, o que se vê é que espaços que deveria ser abertos e abrangentes não são mais que reuniões de politícos para politícos ficando, mais uma vez, o essencial por se cumprir - ouvir e chamar ao trabalho a população (que nestes casos adquire o engraçado nome de sociedade civil.
Na minha opinião, ninguém que viva os problemas de um município se pode descartar da discussão, nem pode julgar que o seu dever civíco se esgota com o exercício do voto.
Saudações.

Anónimo disse...

Olá irreverente! Para que fiques melhor informado,normalmente as assembleias municipais e da da junta de freguesia realizam-se às Sextas-feiras a partir das 20:30 e acabam por volta das 24:00. Nós os políticos, tb trabalhamos e alguns estudam e, lá estamos. Como tb não és um cidadão presente nas assembleias, quero te dizer que a oposição (PS), não tem por método votar sempre contra. Durante estes 4 anos já votou contra, a favor e abstevece como tb apresentou alternativas.

Anónimo disse...

Olá Senhoriu! Nunca disse que o mondimmunicipal teria que ser excluida. E como me conheces e sabes muito bem que sou a favor de todas as informações úteis sobre Mondim e, até acho que deveria existir ainda mais.
Vc já teve a oportunidade de assistir pelo menos duas assembleias da junta, não como público, visto estar em funções de caracter profissional mas, deu para ver que estamos atentos as questões da vila e representando não só nos eleitores do PS, mas sim, nos mondinenses(freguesia).

Anónimo disse...

Outra questão que queria salientar. Quando participei nas duas primeiras assembleias, todos do executivo disseram que a nossa garra seria sol de pouca dura, visto eles já terem estado na nossa posição - tanto como PSD e CDS, QUANDO HOUVERAM AQUELAS TROCAS E BALDROCAS DE INTERESSES POLÍTICOS, NUNCA POR CONFICÇÃO OU DE INTERESSE PELO MUNICIPIO - se cansaram de representar os mondinenses. Pois é, enganaram-se, fizemos sempre uma oposição construtiva até a data, o que incomodou muito alguns do executivo.

AtoMo disse...

Peço desculpa senhor Feitor.... sabe como é! Temos que ir ganhando algum por fora. Mas acredite que foi fora do horário laboral!