quarta-feira, dezembro 30, 2009
Os "sapatos" que nos ajudam a caminhar
Dos sapatos de Mondim: uma "leitura" que vem de fora
Sapataria Ideal: não há perdas nos sapatos
Ecos de Basto - Barragem de Fridão apresenta-se como oportunidade de Desenvolvimento
Continuamos assim, com a campanha de charme!
Obrigado ao Mal Maior, por divulgar esta entrevista!
terça-feira, dezembro 22, 2009
Neve? Mondim com estradas cortadas
Desabafo ...
sexta-feira, dezembro 18, 2009
quinta-feira, dezembro 17, 2009
segunda-feira, dezembro 14, 2009
terça-feira, dezembro 01, 2009
Sessão de charme da EDP, na Assembleia Municipal!
- Aprovação das taxas de IMI
- Apresentação/Esclarecimento (sessão de charme) da EDP, aos Senhores Membros da Assembleia
terça-feira, novembro 24, 2009
quinta-feira, novembro 12, 2009
Limpar Portugal - realização da primeira reunião
Assim, convido os interessados a comparecer na Junta de Freguesia de Mondim, dia 14 de Novembro (sábado) às 21.30h, onde será realizada a primeira reunião do grupo de Mondim de Basto.
Ordem de trabalhos:
- Apresentação do projecto
- Entre os membros do grupo, definir o coordenador
- Como dinamizar o PLP em Mondim
- Como angariar voluntários
segunda-feira, novembro 09, 2009
Das Fisgas a Varzigueto
Das Fisgas a Varzigueto |
terça-feira, novembro 03, 2009
Limpar Portugal, Limpar Mondim ...
Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.
Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de 6000 voluntários.
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"
O grupo de Mondim já foi criado! Hoje temos 6 membros! Junta-te a nós para começarmos o trabalho! Podes fazê-lo aqui!
Esperamos que as autarquias, associações e pessoas individuais se associem!
Estou a coordenar a iniciativa de Mondim, se tiveres dúvidas envia um mail para limparportugal.mdb@gmail.com
"Socorro, fui eleito autarca. E agora?"
Legislação de interesse para os autarcas, apresentada por grandes áreas temáticas e ordenada por sub-tema, do PSD.
Podem ainda ver mais em, Autarquia Digital.
domingo, novembro 01, 2009
A Casa da Democracia Local
domingo, outubro 18, 2009
Agora, Mondim para Todos!? ou Agora Mondim, para Todos?!
Obviamente que durante a campanha autárquica se cometeram excessos de parte a parte (PS e CDS). O PSD fez a campanha mais construtiva e apresentou o seu programa de forma esclarecida.
Acho que um executivo composto por Humberto Cerqueira, Lúcio Machado e Paulo Mota (sim, porque a Prof. Teresa Rabiço deve renunciar, conforme aconteceu à quatro anos), será a solução de futuro. Não podemos esquecer que já houve uma coligação PS CDS/PP na Junta de Freguesia no mandato que ainda decorre. E por este motivo, considero viável a continuação da mesma no próximo executivo.
Não nos podemos esquecer que o Lúcio Machado e Paulo Mota trabalharam e bem, na Associação Comercial de Mondim.
Acho que Humberto Cerqueira e Lúcio Machado darão uma grande lição a todos os Mondinenses, se deixarem de lado a "politiquice" e pensarem fortemente naquilo que os levou a candidatarem-se. O gosto de ver Mondim com um futuro próspero e com as condições ideais para todos os munícipes.
Os próximos quatro anos, são de extrema importância, por duas razões essenciais:
- as pessoas que vivem em Mondim precisam que definitivamente se suprimam as dificuldades básicas, como são: água, saneamento e vias de comunicação;
- claramente dizer, não podemos viver sozinhos e temos que nos aliar aos restantes Concelhos de Basto, do Baixo Tâmega e só assim conseguiremos trazer mais riqueza e melhores condições para o nosso Concelho
Uma palavra final para Francisco Ribeiro que teve a coragem e a persistência para levar uma candidatura, que as estruturas distritais e nacionais enfraqueceram, que trouxe para a politica um conjunto de jovens capazes de ajudarem Mondim a ser melhor. O PSD deve fazer o seu trabalho de oposição nos próximos quatro anos de forma assertiva e construtiva.
O CONCELHO ESTÁ PRIMEIRO!
Humberto Cerqueira, ganha eleições!
PSD - 211 votos
PS - 137 votos
CDS/PP - 93 votos
Totais:
PS - 2034 votos - 2 vereadores
CDS-PP - 1573 votos - 2 vereadores
PSD - 1432 votos - um vereador
segunda-feira, outubro 12, 2009
PS desiste da candidatura a Ermelo
Mondim de Basto, 12 Out (Lusa) - O PS vai desistir da candidatura à Assembleia de Freguesia de Ermelo, Mondim de Basto, depois de, no domingo, o candidato socialista ter alegadamente assassinado o marido da adversária política ao cargo.in DN
O presidente da Federação Distrital do PS de Vila Real, Rui Santos, disse à Agência Lusa que o Partido Socialista decidiu desistir da candidatura à Assembleia de Freguesia, cujas eleições decorrem no próximo domingo.
Pouco passava das 07:00 de domingo, quando o candidato socialista António Cunha se dirigiu à mesa de voto de Fervença, freguesia de Ermelo, e, segundo a GNR, disparou um tiro de caçadeira que atingiu mortalmente a vítima na cabeça.
Mil euros de salário separam Oeiras e Mondim de Basto
Pouco mais de 400 quilómetros separam Oeiras e Mondim de Basto, mas a distância entre os dois concelhos é bem maior e mede-se em euros. Em 2007, um trabalhador no concelho de Oeiras ganhava em média 1.585 euros por mês.in Jornal de Negócios
Em Mondim de Basto o salário médio era quase três vezes inferior e não ia além dos 536 euros. A diferença salarial é apenas uma das várias assimetrias que dividem os 308 municípios do País e que este domingo vão a votos.
De acordo com os anuários das regiões, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, os cinco concelhos onde os salários médios são mais baixos pertencem todos à região Norte. Na verdade o estatuto de região onde os trabalhadores ganham menos é partilhado com o Centro. Para se ganhar acima dos mil euros é preciso trabalhar em Lisboa.
domingo, outubro 11, 2009
Resultados provisórios
CDS-PP - 1480
PSD - 1221
s/ Freguesia de Ermelo, com 935 votantes. Normalmente votam 400 a 450 votantes
Podem ver mais, aqui.
Não vale tudo!
2009-10-11
Homicídio em mesa de voto em Ermelo: GNR já encontrou carro do candidato do PS
Ermelo: eleições adiadas para o próximo domingo depois de homicídio
Marido da candidata do PSD em Ermelo assassinado a tiro
"Trazia a arma encostada à perna, não proferiu palavra, passou pelas pessoas e alvejou o marido da presidente da Junta, Maximino Clemente. Disparou e pôs-se em fuga", contou Manuel António
in JN
O candidato socialista à Câmara de Mondim de Basto acredita, no entanto, que o alegado homicida “agiu em legítima defesa”. “O homicida agiu em legítima defesa e ficou inclusivamente ferido. A vítima esperou-o mesmo antes de abrirem as urnas, pelas 07h35, e disparou e o outro [candidato do PS] reagiu”, afirmou o candidato socialista à autarquia de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira.
in Público
Mas ...
2009-10-12
Candidato do PS à Câmara de Mondim de Basto rectificou declarações sobre o homicídio de Fervença
Em comunicado, a comissão política do PS de Mondim de Basto lamentou "profundamente" o sucedido e apresentou sentidas condolências aos familiares, à população da freguesia em particular e do concelho em geral.
"Caberá as autoridades competentes o apuramento da verdade dos factos, no entanto esta comissão reafirma o seu repúdio pelo ocorrido, que manchou irremediavelmente o acto eleitoral", refere ainda o comunicado, deixando um apelo "à serenidade e civismo de todos, de forma a evitar a ocorrência de novos incidentes lamentáveis".
in DN
sexta-feira, outubro 09, 2009
PS Programa Eleitoral 2009
PCTP-MRPP Manifesto Eleitoral 2009
CDU Programa Eleitoral 2009
PSD Programa Eleitoral 2009
CDS-PP Manifesto Eleitoral 2009
quinta-feira, outubro 08, 2009
Ao meu irmão, candidato nas listas do PS
Ao meu irmão, candidato nas listas do PS.
Hesitei em escrever este post. Mas não ficaria bem com a minha consciência se o não fizesse por isso aqui vai.
Nestas eleições voto PS. Por três ordens de razões:
1 - É o melhor Programa
2 - É a melhor equipa, e
3 - O meu irmão é candidato.
A última razão chegaria, mas, e tentando ser o mais isento possível, as duas primeiras serão, essas sim, essenciais, não apenas para mim, mas para todos os Mondinenses, na importante decisão de escolher o nosso governo para os próximos 4 anos.
1 - O PS tem indiscutivelmente o melhor programa. É coerente, exequível, viável e positivo para o concelho. Talvez porque foi pensado e construído ao longo de quatro anos, está livre de erros, ilegalidades, gralhas e demagogias. É o programa que melhor entende os apoios do governo central e aquele que apresenta medidas concretas para os aproveitar, nomeadamente com a criação da rede de equipamentos sociais, conclusão da rede escolar e criação de unidades de cuidados continuados (para que não aconteça novamente o que aqui na casa já de há muito vem sendo criticado aqui).
É o programa de uma equipa, que entende claramente o papel de uma autarquia e conhece perfeitamente as ferramentas disponíveis para o executar.
É por último um programa que pretende criar melhores condições de vida para todos, em todo o concelho.
2 - O PS tem a melhor equipa. A mais coesa. A mais qualificada. Foi constítuida para executar um projecto que a própria equipa desenvolveu. Não foi criada com as eleições à vista. Toda a equipa compreende, defende e é responsável pelo seu cumprimento (do programa).
É a equipa mais capaz. Tem um líder forte, respeitado dentro e fora do seu partido. É também, e sem sombra de dúvida, o líder da equipa e do projecto que se apresenta a eleições.
A equipa é constítuida por um conjunto de pessoas com experiências e vivências diversificadas com uma mistura correcta de experiência, juventude, dinamismo, sensibilidade social e conhecimento de matérias (sociais, financeiras, culturais etc...) essenciais à boa execução do projecto que apresentam.
3 - Por último o meu irmão é candidato. Reconheço-lhe a energia, dinamismo e amor à terra, que não pede meças a nenhum dos seus colegas e adversários nestas eleições. Conheço a sua capacidade de trabalho e a dedicação ao projecto que abraçou, dedicação que durou (até agora) quatro longos anos. Ele também sabe que nem sempre concordamos com as ideias que defende e que serei sempre um dos seus maiores críticos.
Por ele decidi, pela segunda vez na minha vida, empunhar uma bandeira partidária. Fi-lo, no entanto, com a dupla convicção de estar a apoiar a pessoa que devia, mas também o projecto e a equipa que melhor serve o concelho.
No Domingo os Mondinenses decidem o seu futuro. A campanha tem decorrido como tem decorrido. Espero que o valor das ideias e o interesse do concelho, se sobreponham a tudo e que, no final do dia, o concelho encontre o rumo que, infelizmente, lhe tem faltado nestes últimos anos.
Carlos Manuel Mota da Silva
segunda-feira, outubro 05, 2009
sexta-feira, outubro 02, 2009
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... 376 dias ...
Indicadores dos Prazos Médios de Pagamento
MONDIM DE BASTO paga a 376 dias!
quarta-feira, setembro 30, 2009
Mondim, com Fibra!
- a promoção da adopção massificada de acessos de elevado débito à Internet e desenvolvimento de aplicações avançadas, com vista à ligação de 1 milhão de utilizadores até 2010;
- a ligação de toda a rede pública de hospitais e de centros de saúde, instituições públicas do ensino superior e politécnico e redes públicas de museus e bibliotecas até ao fim de 2009;
- a ligação de todas as escolas do ensino básico e secundário e de todos os serviços públicos de justiça até 2010.
O Concelho de Mondim e todos os Concelhos da Região de Basto, foram contemplados com este programa. E, como podemos nós começar a trabalhar para capitalizar esta nova infraestrutura?
Na minha opinião, para além dos serviços que todos os utilizadores domésticos e empresariais passarão a dispor, acho que podemos e devemos lançar a preparação da Casa da Igreja para ser um Centro de Investigação de excelência. Estamos num eixo, entre duas das mais importantes Universidades: Minho e Trás-os-Montes.
Para quem faz investigação é importante dispor de diversas condições:
- acesso à internet de boa qualidade - com fibra óptica garantimos isto
- condições do espaço para a sua investigação e também para a sua família. Melhor espaço do que a Casa da Igreja, acho que não há! :)
- possibilidade de poder aplicar a sua investigação ao mundo empresarial, para isso dispor de um espaço para encubamento de empresas
- ...
Mais informação em:
FTTH Forum
Rural Development policy 2007-2013
European Network for Rural Development
Redes de Nova Geração
Esta minha proposta ainda não é madura, mas deixo aqui para que ajudem a amadurecer. Acho que estamos numa boa altura.
Sei que antes desta minha proposta, precisamos de resolver ainda problemas de água, saneamento, emprego, acessos e muitos outros e esses realmente são os que mais afectam o nosso dia à dia.
terça-feira, setembro 29, 2009
Campanha=Propostas
- Trabalharem na área da promoção do concelho, formação dos nossos jovens, apoio aos idosos e aos mais carenciados, cultura.
- Avaliação do trabalho feito por cada associação.
- Incentivos Dinâmicos e não estáticos ás associações podendo aumentar ou diminuir de ano para ano.
domingo, setembro 27, 2009
Região de Basto na Assembleia da Républica
- Altino Bernardo Lemos Bessa - CDS-PP - Fermil - Celorico de Basto
- Isabel Coutinho - PS - Cabeceiras de Basto
Resultados das Legislativas em Mondim!
Fonte: http://www.rtp.pt
Caso pretendam ver os resultados nas freguesias, podem ver aqui: 2005 e 2009. Ou aqui.
quarta-feira, setembro 23, 2009
Situação Financeira da Câmara - da preocupação ao esquecimento!
terça-feira, setembro 22, 2009
Candidados do PSD à Junta, apresentam Programa Eleitoral
Caros Mondinenses,
Aceitei encabeçar a lista à Junta de Freguesia de Mondim de Basto por entender ser necessário repor uma situação inaceitável criada pela gestão do actual executivo da Junta de Freguesia.
Vivemos numa época de grave crise económica e social o que implica tomar medidas no sentido de utilizar bem e com justiça os recursos que são de todos os mondinenses. Ora não foi isso que se passou, antes pelo contrário, uma vez que o actual executivo da Junta de Freguesia aceitou e permitiu que fossem gastos milhares de euros em festas e vencimentos que não se justificavam.
Assumo o compromisso que nenhum membro do PSD usufruirá qualquer vencimento e que os recursos serão direccionados para os que mais precisam.
Programa eleitoral para o mandato 2009-2013
Resumo
- Equilibrar as contas da Junta de Freguesia.
- Aumentar as receitas estabelecendo para o efeito protocolos de cooperação com a Câmara Municipal, entidades públicas e privadas.
- Atendimento público das 17 às 20 horas durante a semana por um membro da junta.
- Investir na mobilidade e qualidade de vida dos cidadãos construindo caminhos e acessos condignos às habitações.
- Ajudar na reparação de habitações dos mais necessitados, estabelecendo critérios para o efeito.
- Desenvolver um projecto de requalificação do monte da Sra. Da Piedade que inclui: Parque de lazer, centro de actividades desportivas e de manutenção, miradouro, acessos à biblioteca, museu e centro escolar.
- Apoiar e incentivar a realização de actividades levadas a efeito na freguesia pelas associações locais.
- Apoiar a realização de actividades de âmbito cultural: exposições, teatro, pintura, artes manuais, artesanato, literatura etc.
- Apoiar a criação de associações jovens que sejam uma mais-valia para a freguesia, direccionadas para as novas tecnologias e desportos radicais.
- Celebrar o dia dos avós, apoiar a ocupação de tempos livres com a colaboração de associações locais, voluntariado e outras organizações de carácter social.
- Lutar por melhor acesso à saúde.
- Disponibilizar terrenos para construção.
- Distribuir o Cabaz de Natal aos mais necessitados.
- Realizar pequenas reparações: nos telhados, casas de banho e, electricidade.
- Participar e ajudar as famílias nas questões de âmbito educativo.
- Ajudar e apoiar a população activa nas questões de emprego e formação profissional.
- Sensibilizar a população para as questões ambientais e higiene/sanitárias.
Algumas actividades realizadas pelas juntas de freguesia eleitas pelo PSD de Mondim de Basto
- Criação da bandeira da Junta de Freguesia
- Compra e modernização do edifício sede
- Primeiro ponto Internet do Concelho
- Legalização de terrenos atribuídos
- Aumento de receitas
- Arruamentos em Montenadouro, Pousadouro, Montão, Vilar de Viando, Carrazedo
- Levantamento de muros
- Reparação de escolas
- Recuperação do edifício da capela de Pedra Vedra e zona envolvente
- Agricultura: aplicação de centenas de metros de manilhas em vários regadios, limpeza e recuperação de caminhos
- Construção de abrigos nas paragens de autocarro
- Atribuição do cabaz de Natal
- Forte apoio na realização do 1º festival de Ranchos de Vilar de Viando e seguintes
- Maior apoio a outras Associações
segunda-feira, setembro 14, 2009
Candidato António Souto na Web!
quarta-feira, agosto 19, 2009
Uma Politica de Verdade!
A determinada altura é referido, “a política só faz sentido se se basear num contrato de confiança entre os representantes e quem os escolheu”, quero acreditar que sim!
Depois da subida ao alto!
... Na subida ao alto da Senhora da Graça, há outro pormenor que impressiona: a quantidade de lixo acumulado. ...in diário do minho
quinta-feira, agosto 13, 2009
quarta-feira, agosto 12, 2009
Página Lúcio Machado!
Já tentei:
www.luciomachado09.com
www.luciomachado2009.com
Será a primeira promessa não cumprida?! ;)
Valeu! O site já está disponivel!
Pedreiras inseguras são preocupação
"As pedreiras de Mondim de Basto não reúnem os principais requisitos de segurança e deixam preocupados os bombeiros locais. A morte de mais um trabalhador, anteontem, segunda-feira, agudiza a necessidade de uma intervenção..."Agora um resumo de algumas noticias/artigos que nos últimos anos foram publicados:
10-09-2004: Licenciamento das pedreiras começou há três anos
19-04-2006: Licenciamento de Pedreiras: Processo concluído ainda este ano.
09-08-2007: Fiscalização a pedreiras resulta em 7 arguidos e apreensão de 14 quilos de pólvora
18-10-2007: Três pedreiras já licenciadas no concelho de Mondim de Basto
02-10-2008: Operário morre em acidente numa pedreira
11-08-2009: Acidente trágico numa pedreira em Atei
12-08-2009: Pedreiras inseguras são preocupação
Mais alguns aqui da casa!
Mas, porque raio andamos sempre a falar das mesmas coisas? E o que tencionam fazer as equipas que se candidatam a autarquia?
terça-feira, agosto 04, 2009
Sem palavras!
Por vezes a forma mais fácil de se passar uma mensagem é contrastando realidades. Esta excelente reportagem, é puro serviço público, e merece da nossa parte, enquanto habitantes de uma Vila que tem perto de si uma linha desactivada que a curto prazo será enterrada por uma pseudo-ecopista , a melhor atenção!
quinta-feira, julho 30, 2009
segunda-feira, julho 20, 2009
Para reflectir...
Este acompanhamento, fez-me olhar de uma forma completamente distinta para a linha do Tâmega.
Numa sociedade que procura urgentemente uma alternativa às energias baratas que nos proporcionam um modo de vida assente no transporte particular, o transporte colectivo ferroviário, apresenta-se como uma das possíveis soluções. No nosso caso, preparamos-nos para a curto prazo pregar mais uma "machadada", nessa possível via (ferroviária) de futuro, com a transformação do percurso numa pista para bicicletas.
Que o vídeo desperte a vossa atenção... merece! Mas não deixem de ler alguns dos textos sobre o assunto presentes nos blogs a que vos "ligo".
O Mal Maior
Remisso
Avenida Central
domingo, julho 19, 2009
Finalmente ... Um parto complicado!
in expresso
sexta-feira, julho 17, 2009
Porque considero importante...
A discussão "rolava" à volta dos possíveis encargos que a "entrega" traria para os mondinenses e o tempo que demorariam as máquinas a avançar para o terreno. Passados quatro anos, e depois de um "outdoor" colocado há aproximadamente três anos pela própria empresa, nada mudou na nossa Vila no que a saneamento diz respeito. Ou melhor... mudou! Foi assumido recentemente a venda da distribuição da água à mesma empresa tal como se previa.
Passamos agora a depender de uma empresa de maior dimensão, quer na gestão do saneamento e água, mas também na gestão dos residuos sólidos até aqui responsabilidade da REBAT.
Cada dia que passa, é um dia mais a denegrir a qualidade ambiental do nosso Concelho. O sinal mais claro está na qualidade da água gravemente afectada pelas inúmeras "fossas sumidouras". É preciso atender: o que agora "infiltramos" só se reflecte na qualidade da água daqui a uns bons anos.
Que esta fusão sirva, não só a para a sustentabilidade do sistema, mas para resolver de vez este grave problema do nosso concelho.
Sob a tutela da Águas de Portugal, nascem a Simdouro - que cuidará do saneamento em alta de oito concelhos do Grande Porto - e a Águas do Noroeste. Esta sociedade surge da fusão dos actuais sistemas multimunicipais Águas do Cávado, Águas do Minho e Lima e Águas do Ave. Congregará 32 municípios, incluindo cinco da Área Metropolitana do Porto: Vila do Conde, Trofa, Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Maia.
O Governo acredita que a fusão permitirá "obter ganhos significativos de escala", melhorando o desempenho e a sustentabilidade do sistema. A norte, surgirá ainda a empresa Resinorte para recolher, valorizar e tratar o lixo de 34 concelhos, substituindo os sistemas da zona central do Norte, do baixo e do Alto Tâmega e do vale a sul do Douro (desaparecem as sociedades Rebat, Resat e Residouro).
quinta-feira, julho 16, 2009
"Gato por Lebre"? Não... Obrigado!
Durante anos fomos geridos no meio do silêncio, sem acesso a informação. Este facto prejudicou bastante o espírito crítico e a mobilização da sociedade civil para as questões que dizem respeito a todos nós. Mas pior que este silêncio, é o ruído cobarde, que em nada contribui, para uma efectiva informação, dado que tenta passar a mensagem por canais muito bem camuflados (pensarão eles... talvez!).
Merece a minha crítica, os jornais regionais que surgem nesta altura do campeonato, que assumidamente servem interesses de campanha. Merece o meu repúdio, a súbita transformação de um jornal que há anos se acreditou como informativo, em boletim de campanha.
As campanhas passam, o jornal, esse, era de crer que fosse um projecto a longo prazo, agora amputado de forma grave e gratuita. Ao sobrepor os interesses de uma pontual campanha atropelando o seu, creio eu, dever de isenção, é uma falta de respeito para com todos os leitores mondinenses e compromete seriamente a honorabilidade dos envolvidos.
terça-feira, julho 14, 2009
Mondim ecoXXI
1. Considerando que, para caminhar no sentido de um desenvolvimento mais sustentável, é indispensável trabalhar de uma forma consistente na mudança de atitudes e comportamentos. Neste contexto, os municípios deverão equacionar uma crescente preocupação com a sensibilização e educação das suas populações;
2. Portugal é um dos 178 países subscritor da Agenda 21 – Plano da ONU para o Século XXI que visa o desenvolvimento sustentável do planeta;
3. No capítulo 28 da Agenda 21 a ONU apela aos poderes locais para que promovam a Agenda 21 Local envolvendo as autarquias, as forças vivas locais e os cidadãos em geral na elaboração e desenvolvimento de planos para o desenvolvimento sustentável a nível local;
4. Em Portugal, na Europa e América Latina centenas de autarquias estão a implementar com êxito a Agenda 21 Local;
5. A Associação Nacional de Municípios Portugueses no seu Congresso de 2005 apela aos Municípios para dinamizarem processos de aplicação da Agenda 21 Local;
6. A Agenda 21 Local é um instrumento de democracia participativa que possibilita o envolvimento e participação dos cidadãos na definição e aplicação de políticas locais;
7. O Projecto ecoXXI, da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa (FeePortugal - ABAE), pretende por um lado, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas no sentido da sustentabilidade, com especial ênfase na Educação e, simultaneamente, contribuir para a aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável ao nível do município.
Neste contexto, o Projecto ecoXXI tem como objectivos:
- Motivar os municípios para a importância do seu papel como parceiros e como agentes do processo de educação ambiental/para o desenvolvimento sustentável formal e não formal;
- Envolver os municípios no apoio à implementação de programas de Educação Ambiental/para o Desenvolvimento Sustentável;
- Sensibilizar os municípios para a importância da parceria com os projectos escolares no âmbito da implementação da Agenda 21 Local;
- Sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas políticas municipais;
- Reconhecer as iniciativas/políticas em desenvolvimento no concelho, em prol do ambiente/desenvolvimento sustentável;
- Contribuir para o aparecimento das Agendas 21 Locais e para o envolvimento de diversas entidades na elaboração e implementação da Agenda 21 e no cumprimento dos seus objectivos;
- Contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local.
8. Sendo o lema do nosso Município - “A qualidade ambiental do futuro depende unicamente da nossa actuação no presente” e que o mesmo “oferece um enquadramento paisagístico fabuloso, destacando-se, evidentemente, o Parque Natural do Alvão, com destaque para as Fisgas de Ermelo e para as aldeias tão típicas que ainda se encontram espalhadas pelas serras”, urge desencadear processos para um desenvolvimento sustentável;
9. Sendo a nossa Freguesia rica em história, biodiversidade, paisagens, pessoas, associações sem fins lucrativos e muitas outras valências.
A Assembleia de Freguesia de Mondim de Basto reunida em sessão ordinária no dia 24 de Abril de 2008, recomenda e desafia:
1. A Câmara Municipal de Mondim de Basto a iniciar o processo de implementação da Agenda 21 Local e iniciar a candidatura ao Projecto ecoXXI no nosso Concelho.
fontes:
http://www.agenda21local.info
http://abae.pt/programa/ECOXXI
http://www.amigosdomindelo.pt/agenda21/agenda_21.htm
http://www.cm-mondimdebasto.pt
sexta-feira, julho 03, 2009
Déjà vu - (Onde é que eu já vi isto!!!!)
Tal como antes também agora o Sr. Fernando Pinto disse que não se recandidataria às eleições autárquicas (para ver como param as modas) é óbvio que o Sr. Francisco Ribeiro fez as diligencias normais para assegurar a sua candidatura pelo PSD à Câmara de Mondim. E é a partir daqui que tudo começa a ficar mais complicado para o Sr. Ribeiro cuja comissão politica a que preside foi ou está a ser silenciada e mais claro quanto aos propósitos do Sr. Pinto, que não divergem muito daqueles perseguidos nas ultimas eleições. O que difere são os meios para atingir os fins. É que agora temos uma estratégia mais refinada, o Sr. Pinto está a jogar em dois campos. Isso só é possível graças à sua vasta experiência em golpes palacianos, de contornos maquiavelicos em que este Sr. é useiro e vezeiro. Olhando para a lista do CDS PP só com uma dose cavalar de inocência se pode acreditar que esta não tem o dedo do Sr. Fernando Pinto. Na verdade ela parece ser construída por este senhor dos alicerces ao telhado. À mulher de César não basta ser honesta tem de parecer honesta. Principalmente em politica onde infelizmente o que mais releva nos dias de hoje são as aparências.
A a entrevista concedida pelo Sr. Pinto ao jornal Noticias de Basto que mais parece um guião de uma telenovela Venezuelana, é um claro aviso à tripulação. O que está implícito nessa entrevista é a possibilidade de este Sr. se recandidatar mas não o diz claramente. Com esta atitude o Sr Pinto está a prejudicar o PSD uma vez que inibe o aparecimento de um candidato forte e assim protege a candidatura do CDS PP. Ora isto não é sério, é triste, vergonhoso e pior de tudo subestima a inteligência dos mondinenses.
Gostava de acreditar que isto não é verdade mas infelizmente é a única leitura possível.
quinta-feira, julho 02, 2009
PS e CDS não esperam pela decisão de Pinto de Moura!
terça-feira, junho 30, 2009
Twitter entra na politica Mondinense!
"O PS de Mondim apresenta próximo Sábado, 4 de Julho, as suas listas autárquicas. O lema será "Mondim para Todos"!"Queres confirmar a tua candidatura?
Manuela deixa Mondinenses em suspenso!
Ferreira Leite lança candidatos de Vila Real
domingo, junho 28, 2009
Exportar madeira e carvão para Europa
http://www.destak.pt/artigos.php?art=33721
sexta-feira, junho 26, 2009
Nova Casa do Eiro!
Gostei!
quinta-feira, junho 25, 2009
Estudasses!
Não quero deixar de registar um ensinamento, de um experiente politico da nossa praça!
segunda-feira, junho 22, 2009
Militante do PSD, desabafa!
"O processo autárquico do PSD de Mondim de Basto tem-se pautado por uma enorme instabilidade fruto de influências externas à direcção da secção política local e ainda por alguma inabilidade por parte da mesma secção política. Veja-se como na passada terça-feira, dia 16, decorreu a apresentação de apenas três candidatos quando se sabe que serão necessários inúmeros elementos aos vários órgãos. É claro que se compreende a pressão a que os ditos dirigentes locais do PSD têm estados sujeitos. Mas, esta não é a melhor forma de corresponder às expectativas criadas (sentidas) pela grande maioria do eleitorado mondinense que se sabe é tendencialmente social democrata como mais uma vez se constatou nas ultimas eleições europeias. Nesse sentido verifica-se, com alguma preocupação, que o maior partido a nível local está com dificuldades e as suas acções têm-se pautado por um certo atabalhoamento com se verificou recentemente aquando da apresentação dos ditos três candidatos. Como é possível apresentar um plano de intenções "nesta altura do campeonato" quando seapresentam os candidatos que necessariamente terão que ser o motor do processo autárquico do PSD?
O Eng. Francisco Ribeiro prossegue numa luta solitária e não está devidamente assessorado. Os candidatos que apresentou não são melhores nem piores do que os indicados pelo PS e CDS e isso é preocupante. Nota-se, na generalidade, que existe uma grande vaidade (olhar-se ao espelho) por parte dos vários "intérpretes políticos" em pertencer ou fazer parte de qualquer lista eleitoral. Mas, a preocupação dominante na escolha de candidatos deveria passar pelo conhecimento político das funções que vão exercer para melhor entender e arranjar soluções para os problemas do concelho.
Ao olharmos, como cidadãos, para os pretensos actores políticos indicados pelo PSD, CDS e PS nota-se uma gritante falta de preparação política e social para poder gerir com eficácia os destinos do nosso concelho que desde há muito tempo vem a necessitar de novos intervenientes. De facto existem alguns mondinenses que poderiam dar um melhor contributo político ao seu concelho mas, a inveja, a vaidade e o medo de perder o poder para os que apenas pretendem servir o concelho é maior que a vontade de encontrar soluções credíveis.
Sempre pela Verdade"
sexta-feira, junho 19, 2009
Que confusão ... PSD anunciou 13 dos 14 candidatos no distrito
Autárquicas/Vila Real: PSD anunciou 13 dos 14 candidatos no distrito
O que é isto ... alguém anda a brincar com coisa sérias
terça-feira, junho 16, 2009
PSD apresenta candidatos ...
segunda-feira, junho 15, 2009
Barragem de Fridão na TSF
Podem ouvir o programa em - Energia da Água - Terra-a-Terra Especial
domingo, junho 07, 2009
PSD em forma!
segunda-feira, maio 25, 2009
Carta aberta ao Director da EDP
Por alturas do debate levado a cabo pela JS em Maio de 2008, decidiu redigir uma proposta alternativa à Barragem de Fridão, que recentemente decidiu fazer chegar à direcção da EDP. A carta, foi agora disponibilizada pelo próprio para publicação.
Sem qualquer competência para avaliar a razoabilidade desta proposta, destaco a sua atitude anti-barragem, por esta vir acompanhada de uma solução alternativa.
Dear sir director of EDP
It is already some time ago that I came to live in Portugal. I really love it. The country is beautiful, the people are verry gentle.
It is very easy to compare all what I see to what I was used to. I decided not to do so. I accept what I see as the solution people decided as the best.
The same with the dam in the river Tâmega. I don`n know if it is good or bad. But I noticed quite some people around that don`t like this dam. So before you start building I like to offer you some thouthgs.
The dam will change the river totally. More water, less floating, different biotoop. More alges, different animals.
One big dam means also that one fine day when it is ready, one of the ministers, or even the prime minister will come to start the produktion officialy. He (most of the times it is Man) will be your friend for that moment. Specially when the media are filming. Because he likes to be seen on TV. Her hopes to be reelected next time. That makes him your friend for that day.
Our world is changing. And it is changing rapidly. Big scale things will disappear in our nearby future. So a dam as big as the one you planned in a few years will be considerd as large. People are lookingg for a future in which they get back control over there lives. Also for the part of energy. You have the possabillaty to built a dam that does not fit into the future or now go start investing in the future with much smaller structures and a surviving EDP.
The alternative for the people of the future, for the river and the enviarment:
Built 80 or 100 dams in the river Tâmega. Make them small so fish still can swim up and down the river. Make them small so the natur can stay in function the way it is now.
To built this 80 or 100 dams you don`t need concreet. You can built with the local stones and this beautiful Terra Branca (stuck) And realise every kilo of concreet means also a kilo of CO2. And that makes a big dam not an ecological solution, even when the electricity is made with water.
Those 80 to 100 little dams can be made with local material and lokal people. They even can spend the money you need. They can pay there bill for electricity in advance and in that way give you the money for paying the work. By giving a rabat on the price you have to pay less then asking the money you need from the bank.
Also you can buitl the first 20 dams and earn the money to built another 10 ore more.
For you engineers an enormous challange to invent a system that inside the system for transportation also brings information to the mill in the dam. Use the wire also for giving orders to the turbine in the mill. To start working or stop. At the same time your enginers have to invent a system that brings the electricity to the local system or to the main wire for used over distance..
When in summer there is not enough water you can cover the roofs of the buildings (and part of the surroundings ) with a solar sytem, in that way making electricity from the sun.
When you also make a walking road from one dam to the other you make a beautiful touristic way.
You will noticed that you are then invited to be giving lectures in different countries. Yo will feel the importance of the working together with all those little people that makes the EDP by paying there bills every month. And there still is the beauty of the river.
With friendly greetings, Léo Oord
Addres is known by the paper.
quinta-feira, maio 21, 2009
terça-feira, maio 19, 2009
"The End of Suburbia" foi o mote para a primeira sessão de discussão.
Os subúrbios são locais onde praticamente só se habita, sendo por isso, de dia, sítios desertos e que durante algumas horas originam deslocações em massa para as cidades. Por outro lado fazem com que as cidades sejam locais sobrecarregados durante o dia e quase desertos durante a noite. Além disso todas estas deslocações contribuem para o grande consumo de petróleo, recurso que poderá estar a acabar. Este foi mais uns dos pontos abordados no documentário visto, onde era explicada a teoria do Peak Oil (pico do petróleo).
A teoria do Pico do Petróleo ou Pico de Hubbert proclama o inevitável declínio e subsequente término da produção de petróleo em qualquer área geográfica em questão. De acordo com a teoria, seja em apenas um poço de petróleo ou no planeta inteiro, a taxa de produção tende a seguir uma curva normal. No início da curva (pré-pico), a produção aumenta com o acréscimo de infra-estrutura produtiva. Já na fase posterior (pós-pico), a produção diminui devido ao esgotamento gradual do recurso. Quando o Pico do Petróleo ocorrerá é um assunto de grande controvérsia. Picos de produção são notoriamente difíceis de prever, e em geral só podem ser identificados de maneira segura em retrospecção. A produção estadunidense culminou em 1971, apenas um ano mais tarde do que o previsto por Hubbert. O pico da descoberta de reservas petrolíferas por sua vez ocorreu em 1962. De acordo com as avaliações mais pessimistas, inclusive a do próprio Hubbert, o Pico do Petróleo já haveria passado. Estimativas respeitáveis quanto à data exacta abrangem o período entre 2005 e 2025. Opiniões sobre os efeitos do Pico do Petróleo, e o declínio terminal a seguir, variam muito. Alguns prevêem que a economia de mercado fornecerá uma solução que impedirá discussões graves. Outros avistam um cenário apocalíptico: a dissolução económica global, o completo colapso das sociedades industrializadas, e o perecimento da maior parte da população do planeta devido à fome, epidemias e conflitos armados.
sexta-feira, maio 15, 2009
Transição. Segunda Iniciativa.
É já quarta-feira, 20 de Maio pelas 21h30 no Café D. Carlos em Mondim.
Mais informação aqui.
terça-feira, abril 21, 2009
Transição?
O "provisóriamente" denominado "Grupo Transição Mondinense", leva avante no próximo dia 26 de Abril, pelas 16:00 Horas, no Café Arcádia (Sousa), a projecção de um filme, "The end of suburbia", seguido de uma sessão de discussão informal.
Dos inúmeros temas discutidos (e experiências vividas), nos anteriores convivios deste grupo informal, gostaria de referênciar dois: "Peak Oil" e "Transition Handbook".
Recomendo vivamente a participação na sessão.
quarta-feira, abril 08, 2009
Mondim no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2007
- Municípios com maior índice de conformidade total com o POCAL - estamos nos primeiros 32;
- Décimo quarto Município que apresenta menor independência financeira (Receitas próprias/receitas totais);
- Quinto Município que apresenta maior dependência das transferências do Orçamento do Estado;
- Trigésimo primeiro Município com menor rácio receitas liquidadas/receitas previstas;
- Vigésimo terceiro Município com maior índice de dívida a fornecedores relativamente às receitas totais do ano anterior;
- Trigésimo terceiro Município com maior índice de endividamento líquido em relação às receitas do ano anterior;
terça-feira, abril 07, 2009
Tamecanos 2009
Vai já na quarta edição o encontro de canoagem, vertente águas bravas, Tamecanos 2009. Este encontro anual, é uma iniciativa do GTM - Aventura, que já conquistou um lugar de destaque na agenda dos canoistas de águas bravas da península ibérica.
É também ele um exemplo de boa promoção das nossas terras. Num fim de semana, Mondim, e a região de Basto, assumem-se como local privilegiado para a prática da canoagem, ao mesmo tempo que se promove realmente a gastronomia (mílharos são ano após ano um sucesso, havendo já praticantes que trazem consigo as famílias por saberem que há bem mais para oferecer para além da actividade desportiva), os nossos vinhos e o alojamento da região (este ano na Quinta do Campo, de onde os participantes saíram "carregados" de vinho e com a perceptivel vontade de voltar para usufruir das condições de alojamento apresentadas pelo promotor do espaço).
Este ano, o encontro serviu também, para apelar à união dos praticantes, que vêem um grande número de rios ameaçados pelo Programa Nacional de Barragens, limitando drásticamente as opções para os amantes desta modalidade.
Acredito que em grande medida a virtude e o sucesso da iniciativa está na espontaneidade com que esta é organizada pelo Grupo Tamecanos de Mondim. Percebe-se no entanto, que os resultados obtidos enquanto iniciativa de promoção turística, são efectivamente muito bons. Algo que, salvaguardando o risco de desvirtuar aquilo que são os pontos fortes da iniciativa, deveria ser motivo de uma avaliação, de modo a perceber se há espaço para, com outro tipo de cooperantes, dar outra dimensão a uma iniciativa bem sucedida.
segunda-feira, março 30, 2009
Fridão! Que ferida nos vão criar?!
- Depois de elaborado o EIA, o mesmo estará disponível num conjunto de entidades públicas. Em Mondim estará disponível na Câmara Municipal e Juntas de Freguesia afectadas, apenas durante um mês;
- Opiniões colectivas sobre o EIA, têm mais força;
- Central será reversível (segundo alguns oradores. No portal do governo não tem essa informação), o que provoca variações significativas nas quotas da albufeira. Provocando erosão e ainda pouca atractividade para criação de praias fluviais;
- Não construção da Barragem de Fridão, não é solução, já que teremos mais quatro a montante de Mondim que provocará uma qualidade inferior na água do rio; As próprias Câmaras Municipais são sócias das sociedades;
- Dado que grande parte dos Concelhos da bacia hidrográfica do Tâmega não têm saneamento, agravará a possibilidade de o rio de transformar numa "fossa";
- Planos e mais planos e nenhum funciona;
- Algum aleamento das autarquias;
- Falta de confiança que as sugestões de minimização dos impactes negativos, sejam implementadas. De que valem os contratos, vejam o exemplo da variante do tâmega! Era um contrapartida pelo encerramento da linha férrea entre Amarante e o Arco de Baúlhe.
quinta-feira, março 26, 2009
Radiohead - All I Ned
quarta-feira, março 18, 2009
Recenseamento Eleitoral mudou!
segunda-feira, março 09, 2009
Mondinense de volta a casa ... em casa nova!
Depois de meia época a jogar "fora", o Mondinense voltou a jogar no Estádio Municipal, com novo piso e com uma cara nova. Jogou contra o Prado e venceu por 3-1.
O estádio estava bem composto ... os Mondinenses sempre gostaram de bola e apoiam sempre a equipa sempre!